Na Semana Santa muitas pessoas deixam de comer carne vermelha e passam a comer peixe, afinal isso é uma tradição cristã, seguida fielmente pelos católicos. O bom é que comemos deliciosos pratos preparados à base desse alimento, que traz tantos benefícios para saúde.
Além de saboroso, o peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação. Para começar, ele é rico em proteínas. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha estará bem nutrido comendo os pescados. Possui vitaminas A, D e B e grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto. E a melhor notícia é que peixe tem pouca gordura, o que faz com que sua digestão seja mais rápida.
Para escolher um bom peixe o consumidor deve ficar atento as condições de conservação. Os peixes frescos devem ser bem armazenados e o fornecedor deve ter cuidado com a higiene. No supermercado, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico, e na feira, envolto em gelo picado, sempre protegido do sol e de insetos. É aconselhável que feirante ou vendedor use luvas ao manusear o alimento. Durante a compra pressione os dedos para verificar se a barriga do peixe está firme. Peixe muito mole, com os olhos turvos ou escamas soltas indica má conservação do produto. Vermelha, pescada, cação, tilápia e, claro, bacalhau, são os mais procurados nessa época.
Muito versátil na culinária, o peixe pode ser preparado assado, frito, como moqueca, ao molho ou empanado. Os bolinhos ou caldos também fazem grande sucesso entre os fãs dessa iguaria. Um prato saudável e prático para você surpreender e agradar a todos na cozinha é a moqueca de peixe. Confira receita com todas as dicas!
INGREDIENTES
600 g de peixe
2 Tomates
1 Cebola
1 xícara (chá) de coentro
1/2 pimentão vermelho ou amarelo
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
Suco de 2 limões
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
500 ml de leite de coco
1 dente de alho amassado para refogar
4 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Salsinha e cebolinha
300 g de camarão fresco e limpo (opcional)
MODO DE PREPARO
1. Num liquidificador, bata metade das folhas de coentro, os 4 dentes de alho, ½ tomate, ½ cebola, o suco dos 2 limões e sal até formar uma pasta.
2. Em uma travessa, despeje a pasta sobre os peixes, cobrindo todas as postas.
3. Cubra com plástico filme e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
4. Enquanto isso, pique os pimentões e o restante da cebola e tomate em rodelas.
5. Coloque as postas numa panela e cubra com a pasta da marinada.
6. Cubra com os pimentões, cebola e tomate e leve ao fogo médio.
7. Regue com azeite de oliva e azeite de dendê.
8. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 40 minutos.
9. Durante o processo, regue a moqueca com o próprio caldo, sem mexer muito para não desmanchar o peixe.
10. Adicione o leite de coco e cozinhe por mais 2 minutos.
11. Acrescente o camarão cru e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
12. Desligue o fogo, decore com folhas de coentro e sirva.