O outono no Hemisfério Sul iniciou oficialmente neste domingo (20), às 12h33, horário de Brasília. Considerada uma estação de transição entre verão e inverno, o outono vai durar até o dia 21 de junho. Neste período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas são mais escassas, especialmente no interior do Brasil, incluindo o semiárido nordestino. As partes litorâneas do Nordeste e a Região Amazônica ainda registram um volume considerável de chuvas, especialmente se houver persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação.
Pela Climatologia, o outono no Brasil traz uma grande diminuição da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste do país. Ondas de frio mais intensas que já começam a causar queda de temperatura acentuada na Região Sul, mas ainda é uma época de bastante chuva especialmente nas áreas litorâneas da Região Nordeste do Brasil e também no extremo norte do país. É época também de ocorrência das primeiras passagens de ar frio de origem polar no sul da Região Norte do país atingindo o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas.
Ao longo da estação, por causa do Atlântico Sul mais quente do que o normal na costa leste do Nordeste, mais áreas de instabilidade vão se organizar na costa leste nordestina causando fortes pancadas de chuva em áreas do litoral, da zona da mata e agreste, entre o Rio Grande do Norte e Sergipe. Esse é um outono de alerta para chuva volumosa nas capitais Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju.