O mais democrático dos alimentos, o ovo é a solução simples para os que não sabem cozinhar e, ao mesmo tempo, elemento imprescindível para quem faz da culinária sua arte. Mas, apesar da versatilidade, que atende a todos os bolsos, gostos e habilidades, ele é, muitas vezes, ofuscado pelo glamour de companheiros mais ilustres. A campanha negativa contra os ovos, por conta do medo da bactéria salmonela ou do alto teor de colesterol, acabou tornando o alimento um “vilão” e o deixou à margem da discussão sobre gastronomia em todo o mundo. Porém, estudos recentes afiram que o ovo é são altamente nutritivo. É rico em proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, entre eles o ferro e o zinco. Fornece proteína de primeira classe e é pobre em sódio. Um ovo médio contém apenas 78 calorias.
Na culinária francesa, principalmente na parte de confeitaria, o ingrediente é a base para a maioria dos pratos - o ovo é muito importante para a textura dos molhos, do suspiro e dos cremes. Sua importância é tanta que a habilidade de um chef em preparar diferentes tipos de ovos determina a sua “graduação” na cozinha.
De fato, o ovo é um “curinga”, por ser barato e versátil. Uma de suas características é que ele pode ser um prato muito básico ou mais refinado, dependendo do que você agrega a ele.
Existem técnicas para fritá-lo com perfeição, com a clara coagulada sem marcas e gema mole e quente. O domínio das diferentes técnicas permite “tirar o máximo do potencial” dos ovos. O ovo pochê perfeitamente cozido, com a clara coagulada, a gema quente e mole representa bem a ideia de simplicidade, sabor e sofisticação.
O ovo também é protagonista de outras receitas famosas, como fritadas, rolo de ovos recheado, fricassé de ovos e omelete. Na parte de sobremesas quem não conhece a receita ovos nevados. Presente nos cardápios de restaurantes famosos, ela agrada a gregos e troianos.
Confira as dicas de uma receita simples, com toque de sofisticação: Farofa com ovo agridoce.
INGREDIENTES
1 e 1/2 xícara (chá) de bacon em cubos
1 cebola picada
1 cenoura ralada
3 colheres (sopa) de manteiga
2 bananas-prata em rodelas
Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto
2 xícaras (chá) de farinha de milho
MODO DE PREPARO
1. Em uma panela em fogo médio, refogue o bacon na própria gordura até dourar.
2. Adicione a cebola, a cenoura e refogue por cerca de 3 minutos.
3.Acrescente a manteiga, a banana e cozinhe até derreter a manteiga.
4. Tempere com sal, pimenta e acrescente a farinha. Cozinhe por 2 minutos, misture salsa e sirva em seguida.