O mais democrático dos alimentos, o ovo é a solução simples para os que não sabem cozinhar e, ao mesmo tempo, elemento imprescindível para quem faz da culinária sua arte. Mas, apesar da versatilidade que atende a todos os bolsos, gostos e habilidades, ele é muitas vezes ofuscado pelo glamour de companheiros mais ilustres.
A campanha negativa contra os ovos, por conta do medo da bactéria salmonela ou do alto teor de colesterol, acabou tornando o alimento um “vilão” e o deixou à margem da discussão sobre gastronomia em todo o mundo. Na verdade, segundo pesquisas mais recentes, eles são altamente nutritivos. São ricos em proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, entre eles o ferro e o zinco. Fornecem proteína de primeira classe e são pobres em sódio. Um ovo médio contém apenas 78 calorias.
Na culinária, o ovo é um “curinga”. Uma de suas características é que ele pode ser um prato muito básico ou mais refinado, dependendo do que você agrega a ele. O ovo pochê perfeitamente cozido, com a clara coagulada, a gema quente e mole representa bem a ideia de simplicidade, sabor e sofisticação. Esse ingrediente também é protagonista de outras receitas famosas, como fritadas, fricassé de ovos e omelete, além da deliciosa sobremesa de ovos nevados.
Na França, o ovo é a base para a maioria dos pratos, principalmente na confeitaria. Ele é muito importante para a textura dos molhos, do suspiro e dos cremes. Sua importância é tanta que a habilidade de um chef em preparar diferentes tipos de ovos determina a sua “graduação” na cozinha.
Confira uma receita francesa, mas que os brasileiros amam: Ovos Nevados!
INGREDIENTES
3 claras
¼ xícara de açúcar + ¼ para o creme
1 limão tahiti
750ml de leite
3 gemas
½ fava de baunilha
MODO DE PREPARO
1. Bater as claras até obter picos moles, juntar ¼ de xícara de açúcar, aos poucos, e bater até obter picos firmes. Misturar as raspas de limão e reservar.
2. Em uma panela de boca larga, esquentar o leite sem deixar ferver.
3. Com auxílio de duas colheres, dispor pequenas porções das claras sobre o leite e cozinhar por 1 minuto de cada lado.
4. Retirar, com cuidado, com auxílio de uma escumadeira e reservar em um prato. Reservar o leite.
5. Em uma tigela bater as gemas com ¼ de xícara de açúcar.
6. Adicionar, aos poucos, 3 conchas de leite quente (utilizado no cozimento das claras) sempre mexendo bem a cada adição.
7. Voltar com a mistura para a panela, adicionar as sementes de baunilha e cozinhar em fogo baixo até obter um creme consistente.
8. Transferir para um pote, cobrir com papel filme e levar à geladeira.
9. Servir o creme gelado em pratinhos fundos de sobremesa e dispor as claras sobre o creme. Finalizar com raspas de limão.