Reconhecido como esporte através da Global Association of Interntional Sports Federation, o pole dance é uma atividade completa. A modalidade mistura dança, esporte, forma de expressão, autoestima e o desenvolvimento da consciência corporal. A prática esportiva surgiu em boates nos Estados Unidos, foi para os estúdios de dança e virou queridinha das mulheres.
Segundo a instrutora de Pole Dance, Grace di Tainá, o esporte pode ajudar no autoconhecimento e autoestima da mulher. “O Pole Dance tem o poder de resgatar a autoestima feminina. Primeiro que quando você entra em um estúdio de pole se depara com uma muralha de espelho, que faz você se olhar com roupas curtas. Elas fazem parte do esporte já que precisamos da pele exposta para realizar os exercícios, com um professor estimulando a aceitar o seu próprio corpo e a enxergar a beleza que existe na sua forma especifica e única, o que é algo muito libertador”.
Ainda segundo Grace o esporte ajuda na aceitação do corpo. “Além da superação do esporte, alguns elementos na pratica esportiva parecem difíceis. Muitas vezes durante a aula você pensa que não vai conseguir realizar um movimento e de repente se vê fazendo aquele elemento, isso ajuda a elevar a autoconfiança de uma maneira revigorante. Tudo isso alimenta na mulher a auto aceitação de olhar para o próprio corpo e não comparar ele com o de ninguém”, salientou.
Brenda Resende, corretora de imóveis, pratica pole dance a cerca de um ano e seis meses, e foi se dividindo entre as várias vertentes da modalidade que a jovem conquistou o seu amor próprio. “Quando eu conheci a modalidade estava em um processo complicado, de autoconhecimento, mas eu ainda me sentia uma mulher fraca e frágil. O pole dance me trouxe uma visão diferente, de que mulher não era frágil, e sim forte. Aprendi que da mesma forma que eu era forte no esporte, eu também era forte na minha vida. O pole traz muito o meu feminino, e o amor próprio. Hoje eu me acho muito mais bonita e maravilhosa”, destaca.
Para a corretora de imóveis, o pole dance além de aflorar o seu feminino, ainda trouxe benefícios em sua saúde. “Antes de praticar o pole eu sentia muitas cólicas menstruais, depois que comecei a praticar com freqüência notei que diminuiu muito, melhorando meu dia a dia”, relata.