A pandemia do Covid-19 e a recomendação do isolamento social apresentou vários desafios às pessoas, inclusive sobre a manutenção da saúde mental. Muitos convivem hoje com medo, ansiedade, depressão e outros sintomas de adoecimento emocional.
Em Sergipe, profissionais de psicologia iniciaram um movimento de atendimento voluntário online, autorizado pelo Conselho Federal (CFP). Com o objetivo de orientar e disciplinar esses atendimentos, o Conselho de Psicologia de Sergipe disponibilizou uma lista de profissionais que ofertam consultas pela internet gratuitamente.
“A partir da iniciativa de diversos psicólogos que já haviam ofertado o Atendimento Psicológico Voluntário Online, buscamos organizar os dados para aumentar o alcance e atingir as pessoas que mais precisam. Além disso, ao observar que alguns princípios fundamentais e artigos do nosso Código de Ética (Resolução CFP Nº 10/2005) não estavam sendo devidamente observados, tomamos essa medida”, informou Naldson Melo, Conselheiro Presidente do CRP19.