Em um movimento para impulsionar a transformação digital na educação, o Santander, em parceria com a plataforma de educação aberta DIO (Digital Innovation One), anuncia o lançamento do programa Santander EducaIA. A iniciativa oferece 15 mil bolsas de estudo gratuitas para professores e profissionais da área, focada na capacitação para o uso estratégico da IA (Inteligência Artificial) em sala de aula.
As inscrições para o programa estão abertas e podem ser realizadas através do link, com prazo final em 9 de novembro de 2025. Para participar, é necessário ser professor ou profissional da educação e se cadastrar utilizando o mesmo e-mail na inscrição do Santander Open Academy e para o acesso futuro à plataforma da DIO.
O curso visa capacitar os educadores a utilizar ferramentas de IA, como Microsoft Copilot e ChatGPT, para otimizar diversas atividades do cotidiano escolar. Além disso, tem como foco melhorar a produtividade docente, automatizando tarefas administrativas e a correção de provas.
Segundo Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil, o programa tem grande relevância. “Dominar técnicas de IA permite ampliar o conhecimento e fortalecer o pensamento pedagógico. Com o Santander EducaIA, os educadores poderão impulsionar o ensino por meio de ferramentas que possibilitam focar na formação dos alunos”.
Sobre o curso
Com uma carga horária total de 19 horas, a jornada de aprendizado combina videoaulas, lives interativas, exercícios práticos e um desafio final, garantindo que os participantes possam aplicar imediatamente o conhecimento adquirido.
Embora o programa seja aberto a todos os tipos de professores, incluindo coordenadores pedagógicos e outros profissionais da área, 50% das vagas serão reservadas para docentes universitários.
Liberação da primeira lista de aprovados para aceite da bolsa de 13 a 19 de novembro;
Liberação da segunda lista de aprovados para aceite de bolsas: 21 a 23 de novembro;
Liberação da trilha de estudos: 1º de dezembro;
Conclusão e certificação: até 31 de janeiro de 2026.
Fonte: Com informações do CNN Brasil