Depois que passam as festividades de fim de ano, fica a dúvida: quando é a hora de desmontar a árvore de Natal e guardar as outras decorações natalinas? A tradição católica tem a resposta: 6 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Reis. A data remete ao dia em que os três reis magos levaram presentes ao menino Jesus e anunciaram o seu nascimento a todo o mundo.
Esse dia costumava encerrar as festividades de Natal no tempo litúrgico da Igreja Católica, e a tradição se manteve como o dia de desmontar as decorações de fim de ano. Atualmente, o dia que marca o encerramento das celebrações natalinas na igreja é o Batismo de Jesus, que em 2022 cai em 9 de janeiro.
Dicas
Na hora de desmontar a árvore de Natal, tome alguns cuidados para garantir que você vai poder utilizar os enfeites no próximo Natal. Se o seu pinheiro for artificial, o ideal é que ele seja guardado em uma caixa no formato horizontal ou que seja enrolado em um plástico bolha e rodeado por fita adesiva.
Bolas, laços e demais adereços devem ser colocados em caixas organizadoras de plástico ou caixas de papelão. Cuidados especiais devem ser tomados com as bolas, que são mais frágeis e quebram facilmente. Quanto às luzes (pisca-pisca), a dica é guarda-las em pacotes separados para evitar incomodo na hora de usar novamente.
Outra sugestão muito importante é: envolva toda a família nesta ação (principalmente as crianças). São momentos como este que ficam para sempre na memória de todos.