Conhecida de diferentes formas no Brasil afora, como mandioca e aipim, a macaxeira é uma raiz tuberculosa muito querida e famosa na alimentação dos brasileiros, que detém 15% da produção entre os 80 países que a produz. Alguns cuidados são necessários quando for comprá-la. Primeiramente, verifique o miolo. Ele tem que apresentar uma cor uniforme, sendo todo branco ou amarelo. Não compre macaxeira que tenha manchas escuras na ponta ou na parte interna, isso indica que ela ficará dura quando cozinhada.
Para conservá-la por alguns dias depois de descascada, embrulhe-a crua em saco plástico e leve-a ao congelador. Cozida na água e sal, a macaxeira já está pronta para ser consumida.
A macaxeira é também um importante ingrediente para bolos, caldos, pães, salgadinhos, tortas salgadas, escondidinho e farinha, ingrediente indispensável no preparo da tapioca, polvilho, beiju e pirão.
Confira uma receita de pudim de macaxeira e surpreenda a família no almoço de fim de semana!
INGREDIENTE
Bolo: *800g de mandioca crua picada *1 vidro de leite de coco (200ml) *1 xícara (chá) de leite *3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado *3/4 xícara (chá) de coco ralado *2 e ½ xícaras (chá) de açúcar *1/2 xícara (chá) de manteiga amolecida *2 ovos *1 colher (sopa) de fermento em pó
Calda: *2 xícaras (chá) de açúcar *1 xícara (chá) de água
MODO DE PREPARO
1. Para a calda, em uma panela, ferva o açúcar com a água até obter ponto de caramelo. Espalhe em uma fôrma de buraco no meio de 30cm de diâmetro e reserve.
2. Para a massa, bata no liquidificador a mandioca com o leite de coco e o leite.
Reserve.
3. Em uma tigela, misture os ingredientes restantes e adicione, aos poucos, a mistura reservada.
4. Coloque na fôrma caramelizada e leve ao forno alto, preaquecido, por 1 hora. Retire, desenforme depois de frio e sirva.
Rendimento: 20 porções