A ceia de Natal é criada e recriada ao longo dos tempos, mas muitos pratos garantem a tradição através dos séculos. Exemplo disso é a rabanada, um doce típico português que o Brasil herdou. Inventada espontaneamente, inspirada na necessidade de aproveitamento das sobras diante da escassez de alimentos, é uma sobremesa perfeita para a data em que se festeja o nascimento de Cristo, talvez pela sua singeleza que traduz como nenhum outro o doce espírito natalino.
Pequenas diferenças no tipo de ingredientes fizeram surgir certas variações. Algumas receitas usam água, no lugar do leite de vaca. Outras o substituem por vinho ou uma calda de açúcar e preferem o mel ao açúcar e a canela. Dependendo da região, a maneira de chamá-la também muda.
Em Portugal, ao norte do rio Mondego, era chamada de fatia dourada ou fatia-de-parida (ou ainda fatia de mulher parida). Esse nome deve-se a um fato curioso: uma mulher pobre, sem ter quase nada para comer, precisava alimentar seu filho recém-nascido. Seus únicos alimentos eram restos de pão dormido molhados com leite adocicado. A mulher teve tanto leite que amamentou seu filho e ainda sobrou para amamentar outras crianças também. Dessa forma, a rabanada acabou virando símbolo de prosperidade e fartura, sendo servida nas festas de fim de ano.
A rabanada é também o pain perdue dos franceses, que antigamente a chamavam de pão à romana ou crostas douradas. Hoje, a tradição francesa permite também que elas sejam preparadas com brioche, o famoso pão-bolo francês em formato de cogumelo com sabor amanteigado.
No Brasil, é um prato típico da ceia de natal, sendo raramente consumido fora dessa data. No Nordeste, onde é comum saboreá-las no café da manhã, fazemos distinções. Quando frita em óleo ou manteiga, a preparação se chama rabanada, e se cozida em calda, transforma-se em fatia dourada ou fatia-de-parida, como é chamada no seu país de origem.
Para aqueles preocupados com a boa forma, aprenda a fazer uma receita de rabanada de forno, é menos calórica e igualmente deliciosa. E vai muito bem depois do prato principal! Feliz Natal para todos com gostinho de rabanadas!
INGREDIENTES
*3 pães tipo francês *2 ovos *1 lata de leite condensado *300 ml de leite *Açúcar misturado com canela a gosto
MODO DE FAZER
1. Corte os pães em rodelas, com cerca de 1,5 cm ou da largura de um dedo.
2. Em uma tigela misture o leite condensado e o leite.
3. Em outra tigela bata os ovos.
4. Mergulhe as fatias de pão primeiro na mistura de leite condensado e leite. Em seguida mergulhe-as no ovo.
5. Arrume as fatias de pão molhadas em uma assadeira untada com bastante manteiga e levemente polvilhada com açúcar e canela misturados a gosto. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos. Depois desse tempo, vire as rabanadas e volte novamente ao forno por 10 minutos. Retire do forno. Depois é só servir!
*Se desejar, depois que retirar do forno passe as rabanadas no açúcar com canela misturados a gosto.