Encontra-se em cartaz, em todo o país, a 18º edição da Semana do Pescado. A proposta da campanha é unir toda a cadeia produtiva para estimular o consumo desse produto no varejo e food service brasileiro. Pela primeira vez Sergipe participa do movimento, que contará com uma série de atrativos até o dia 15 de setembro.
Trinta e três bares e restaurantes participam da campanha ofertando um item de seu cardápio para divulgação e comercialização. Outro atrativo é a realização de uma feira de pescados de forma semelhante a que é promovida anualmente pela Prefeitura de Aracaju no período que antecede a Semana Santa. A estrutura será disponibilizada ao público na Praça de Eventos do Mercado Central entre os dias 9 e 11 de setembro.
A programação conta ainda com um encontro de negócios e a inauguração de um Centro Gastronômico em Ilha das Flores. A ideia do encontro é aproximar jovens do Quilombo Bongue que estão sendo atendidos pelo Sebrae e donos de restaurantes para que eles atuem como fornecedores de produtos para os estabelecimentos. Já o Centro terá como diferencial a criação de uma hamburgueria, onde serão comercializados sanduíches feitos com peixes e camarão.
“A Abrasel, Fecomércio e Sebrae, com o apoio da Prefeitura de Aracaju, se uniram para trazer esse evento a Sergipe nesse momento de retomada da economia. O objetivo é incentivar o consumo de pescados, impulsionar o setor, que vai desde o pescador até o restaurante, e fomentar a cultura local, afinal, cada localidade tem suas tradições e a gastronomia está diretamente ligada à cultura”, explica Bruno Dória, presidente da Abrasel/SE.
A Semana do Pescado é promovida pelo Ministério da Agricultura. Em Sergipe, participam o evento os restaurantes: Adrianos Gastrobar, Austrália, Beach Stop, Blend, Boteco Seo Gonzaga, Potyguar, Sancho, Seo Inácio, Il Colosseo, Calumbi, Cariri, Casa Alemã e Chácara Fazenda.