Romaria de Senhor dos Passos começa em 27 de fevereiro

09 de Fevereiro de 2026, 06:01

Reconhecida como uma das maiores manifestações religiosas do país, a Romaria de Senhor dos Passos volta a mobilizar cerca de 70 mil devotos em São Cristóvão entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março. A Cidade Mãe de Sergipe recebe fiéis vindos de diversas regiões do Brasil, que transformam o Centro Histórico em um grande cenário de fé, devoção e gratidão a Nosso Senhor dos Passos.

Com mais de 200 anos de história, a Romaria é realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Vitória, com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão. A festividade é vivenciada intensamente pelos sancristovenses e por visitantes de todo o Brasil, que permanecem na cidade durante os três dias de programação, uma manifestação que vai além do aspecto religioso, o evento impulsiona significativamente a economia local, especialmente os setores de comércio, serviços e hospedagem.

Desde 2015, a Romaria de Senhor dos Passos é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, se consolidando como uma das maiores expressões religiosas e da identidade de São Cristóvão, enraizada na sua história e, principalmente, na história do povo. O fortalecimento trazido pelas ações religiosas da romaria, reafirma tradições seculares que atravessam gerações e mantém viva a devoção ao Senhor dos Passos.

Os três dias de realização da festividade religiosa é marcada por celebrações e procissões. As atividades têm início no Santuário São Judas Tadeu, popularmente conhecido como a Igreja dos Capuchinhos, em Aracaju, seguida pela tradicional caminhada penitencial com a imagem de Senhor dos Passos até o Santuário Nossa Senhora da Vitória, no Centro Histórico de São Cristóvão, um percurso de aproximadamente 21 km.

Ao longo da programação, são realizadas missas campais na Praça Senhor dos Passos (Praça do Carmo), além de procissões de penitências, e a emblemática Procissão do Encontro, marcada por um forte simbolismo e emoção para os devotos. O encontro das imagens acontece na Praça São Francisco, reunindo uma multidão de fiéis.

Medium 9d71e3d2f11843b68e20b93021c46215