A UTIN é um espaço voltado aos bebês recém-nascidos que possuem algum problema com necessidade de tratamento especial. Uma UTI Neonatal lembra um berçário, porém, com mais cautela. No Hospital e Maternidade Santa Isabel atende-se cerca de 140 bebês na unidade neonatal durante o mês, dados estes recolhidos nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.
Segundo a pediatra neonatologista, Nayane Macieia, os principais desafios de um interno na UTIN. “Eu acredito que seja ele conseguir completar sua formação fora da barriga da mãe. O bebê está suscetível a infecções, a fragilidade, então, são os desafios que o bebê prematuro enfrenta dentro da UTI Neonatal”, disse.
A pediatra explicou sobre as diferenças que cada pequeno paciente possui. “Cada bebê vai apresentar a sua necessidade, cada caso é um caso [...] É um bebê que vai passar por muitas dificuldades, então ele pode ter sequelas que podem afetar o seu desenvolvimento”. “Dentro dos cuidados que o Hospital Santa Isabel oferece, nós temos que valorizar a família nesse cuidado. O contato pele a pele imediato, ter sempre o cuidado com a ambiência do espaço, a saúde mental, estar sempre atento aos cuidados capacitados do recém-nascido”, coclui.
Além de prestar atendimento de excelência, o Hospital e Maternidade Santa Isabel traz no Novembro Roxo (campanha de prevenção à prematuridade), os cuidados necessários para o suporte dos bebês e das suas famílias. As equipes estão preparadas para lidar com as situações e prontas para melhor atendê-los.