A saliva é um fluido composto por água (90%), ar e outras substâncias orgânicas, produzida pelas glândulas bucais menores e salivares. Além de ser um lubrificante natural, ela tem papel importante em diversas funções, como nas defesas do corpo, no processo de digestão e na manutenção da saúde bucal. Também ajuda a dissolver os alimentos durante a mastigação e garante que a comida seja digerida facilmente.
A diminuição ou ausência completa de saliva pode trazer muito desconforto. Chamada de xerostomia, essa condição causa sensação de boca e garganta secas, lábios rachados, feridas, dificuldade para engolir e o temido mau hálito. É importante prestar muita atenção a esses sintomas, já que a doença pode ser sinal de patologias mais complexas, como deficiências nutricionais e diabetes.
A saliva é liberada na boca durante o preparo do organismo para o processo de digestão dos alimentos. O curioso é que isso pode começar antes mesmo da primeira garfada, com um prato muito aromático ou de boa aparência. Uma pessoa em condições normais produz cerca de 2 litros desse líquido por dia, mas para isso acontecer é preciso manter uma higiene bucal adequada e frequente.
Cicatriza lesões
Quando um tecido bucal é lesionado, o tempo que ele passa sangrando costuma ser muito inferior ao que se vê em outras partes do corpo. Isso acontece porque, no momento em que a saliva se mistura ao sangue do ferimento, ela é capaz de acelerar o processo de coagulação e reparação do tecido, funcionando como um agente de cicatrização rápida.
Reduz a acidez
A saliva é um dos principais agentes para a promoção da saúde bucal por conta de suas características de PH e dos minerais presentes em sua composição. O fluido é responsável por neutralizar a acidez da boca e reduzir a proliferação das bactérias causadoras das cáries dentárias.
Protege os dentes
As proteínas e minerais da saliva, que fortalecem os dentes e minimizam os germes, reduzem o risco de cáries e problemas de gengiva.