Sofrer de mau hálito pode trazer consequências muito constrangedoras para o seu dia a dia. O problema, também conhecido como halitose, é mais comum do que pensamos e pode indicar desequilíbrios na sua saúde bucal.
A principal causa do mau hálito são as bactérias que colonizam a boca e eliminam gases com odores desagradáveis. A diminuição de saliva e a falta de higiene bucal podem contribuir para o aumento das bactérias que causam o problema.
Outros fatores também podem causar o odor desagradável, como doenças hepáticas, renais e cânceres. Por isso, caso o problema persista, é preciso procurar um dentista para entender sua origem.
Independente de já ter mau hálito, é recomendado consultar o dentista pelo menos uma vez por ano para fazer a limpeza dos dentes, removendo o tártaro que são placas bacterianas acumuladas no dentes e que causam o mau hálito.
Algumas dicas para acabar com o mau hálito são:
1. Evitar ficar mais de 3 horas sem comer
Ficar mais de 3 horas sem comer é uma das causas do mau hálito, porque quando o estômago fica vazio por muito tempo, ocorre um aumento da produção de ácidos estomacais e gases, que podem subir à boca causando mau odor. Por isso, é recomendado ingerir frequentemente alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, legumes cozidos e carnes magras porque possuem menos gorduras e passam rapidamente pelo estômago. Para os lanches as frutas e o iogurte são os mais indicados, por exemplo, e também são mais facilmente digeridos.
2. Escovar os dentes após as refeições
Escovar os dentes após as refeições é uma das melhores formas de acabar ou evitar o mau hálito, pois evita o acúmulo de bactérias, a formação de tártaro e de cárie dentária, que são causadoras do mau hálito.
No entanto, é recomendado escovar os dentes cerca de 30 minutos após as refeições, pois a saliva produzida após a alimentação ajuda a controlar o pH da boca, agindo como um antisséptico natural contra algumas bactérias e mantendo o equilíbrio dos dentes e das gengivas.
3. Beber água ao longo do dia
Beber água ao longo do dia ajuda é outra forma de acabar com o mau hálito, pois ajuda a manter as mucosas hidratadas, a boca úmida e o hálito fresco. Por isso, é recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia em pequenos goles, para estimular a produção de saliva e acabar com o mau hálito. Além disso, deve-se evitar fumar, tomar café, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, pois podem deixar a boca mais seca e causar mau hálito.
Para pessoas com dificuldade em tomar água uma boa opção é adicionar o suco de meio limão na água, pois além de estimular a ingestão de líquidos, a acidez do limão estimula a produção de saliva naturalmente, ajudando a combater o mau hálito. Outra opção é adicionar frutas fatiadas em 1 litro de água, para que seja mais fácil consumir 2 litros de água por dia.
4. Usar o fio dental
Usar o fio dental é importante para remover o excesso de alimentos que pode ficar entre os dentes após as refeições e evitar formação de placas bacterianas e tártaro que causam o mau hálito. Além disso, o fio dental consegue atingir os espaços entre os dentes, que as escovas de dentes não alcançam. Assim, o recomendado é utilizar o fio dental antes de escovar os dentes, pelo menos uma vez por dia para acabar com o mau hálito.
5. Escovar a língua
Outra forma de acabar com o mau hálito é escovar a língua sempre que se escova os dentes, pois as bactérias, o muco e os restos de alimentos podem formar uma massa branca sobre a língua, chamada de saburra lingual, que causa mau hálito. Para escovar a língua, pode-se utilizar a mesma escova de dentes que se usa para a escovação ou usar raspadores de língua, para controlar as bactérias na língua e acabar com o mau hálito.
6. Utilizar enxaguantes bucais
Utilizar enxaguantes bucais após a escovação dos dentes ajuda a eliminar bactérias da boca que causam o mau hálito. O ideal é usar enxaguantes bucais que não tem álcool, porque o álcool resseca a boca e promove uma suave descamação da mucosa, favorecendo a proliferação de bactérias.