As desvantagens em se consumir açúcar já foram comprovadas pela ciência e, mesmo com todos os avisos dos médicos e nutricionistas sinalizando os perigos do consumo descontrolado desse produto, ainda não conseguimos ficar sem ele. São raras as pessoas que abrem mão da sobremesa sem sofrimento - na verdade, só de pensar em uma guloseima doce, a boca já enche de água. Se você compara essa situação a um vício, saiba que é isso mesmo: a compulsão por açúcar funciona praticamente da mesma forma pela qual os viciados sentem a necessidade de consumir outras substâncias.
Para a maioria das pessoas, parar de consumir doces não é uma atitude tão simples. "O doce desperta a compulsão porque aumenta a produção de endorfina e serotonina. No entanto, vale lembrar que a compulsão pode ocorrer também com outros alimentos", explica o nutrólogo Fernando Cerqueira, membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf).
Sentiu que precisa de ajuda para controlar a vontade de comer doce, mas não sabe por onde começar? Fique tranquila. Apostar em algumas atitudes simples no dia a dia pode mudar tudo.
1 – Coma doce na hora certa. Evite consumi-los em jejum. O melhor momento para comer um doce é sempre depois da refeição. E por estar saciada, provavelmente, você vai comer em menor quantidade.
2 - Mexa-se! A prática de exercícios estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o mesmo efeito causado pelos doces.
3 - Masque chicletes sem açúcar. Eles vão fazer com que a serotonina, substância relacionada ao prazer, seja liberada e reduzirão a vontade exagerada de comer doce.
4 - Coma pequenas porções. Consumir doce em pequenas quantidades vai ajudar você a matar sua vontade.
5 - Alimentos ricos em carboidrato simples, como pães e massas, aumentam a glicemia de maneira rápida. Por isso, prefira os carboidratos integrais, que mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados e consuma em quantidades moderadas.