Padroeiro dos casamentos e muito conhecido por dar aquela forcinha à quem deseja encontrar um amor, o dia de Santo Antônio, um dos mais populares santos do Brasil, é celebrado nesta terça-feira, 13 de junho. Neste dia, muitas igrejas distribuem pão aos fiéis como um ato para relembrar a ação dele por distribuir e compartilhar seus bens com os outros.
Por isso, uma coisa que algumas pessoas fazem até hoje é guardar uma parte do pão de Santo Antônio dentro de um pote de arroz ou feijão, para que sempre haja fartura e abundância em casa.
Ainda segundo as crenças, Santo Antônio ajuda as pessoas que buscam um amor verdadeiro. Por isso, ficou tradicionalmente conhecido como “santo casamenteiro”. Em função disso, muitas simpatias foram sendo criadas e são muito comuns até hoje. Desde colocar o Santo Antônio de cabeça virada para baixo em um copo com água, até as mais variadas formas de deixá-lo de “castigo” até que o tão sonhado dia do casamento se realize.
Sobre Santo Antônio
Com nome de batismo Fernando Bulhões, Santo Antônio viveu a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália (inclusive, hoje há uma igreja em sua homenagem na cidade). Apesar de nunca ter pregado em seus sermões palavras sobre relacionamentos e/ou casamentos, ele ficou conhecido por ajudar as mulheres solteiras a encontrarem um marido devido à ajuda financeira que dava a moças humildes, já que naquela época as noivas precisavam de um enxoval e um dote para conseguirem concretizar seus casamentos.