As seleções brasileiras de vôlei sentado, masculina e feminina, iniciam a preparação rumo as competições internacionais em 2023, sendo a primeira no mês de maio. Para isso, o técnico Fernando Guimarães convocou os atletas que participarão da semana de treinamento, que acontece de 15 a 29 de janeiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O primeiro desafio das duas equipes será no Panamerica Zonal Championship de Voleibol Sentado, campeonato que reunirá as melhores seleções das Américas, no Canadá, no mês de maio. A equipe masculina brasileira poderá garantir vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, caso seja campeão. O time feminino já carimbou o passaporte no Campeonato Mundial, realizado em novembro 2022, na Bósnia.
A preparação acontecerá da seguinte forma: de 15 a 22 de janeiro a seleção feminina e de 22 a 29 a equipe masculina. A relação traz os nomes de 24 paratletas, sendo 12 masculinos e 12 femininos.
Segundo o técnico das duas seleções, a responsabilidade aumentou com as últimas conquistas brasileiras. “Agora subimos um degrau e todas as equipes irão olhar diferente para o Brasil, principalmente os Estados Unidos que perdeu a hegemonia no feminino. Vamos treinar muito mais que antes para mantermos nosso primeiro lugar. Estou muito feliz com tudo isso”, disse Fernando Guimarães, acrescentando que com a seleção masculina não será diferente a cobrança. “Vamos buscar a classificação agora na Copa América, sabemos das dificuldades, mas vou manter meu foco de chegar na final Paralímpica de Paris com as duas equipes”, finalizou.