O cantor, compositor e acordeonista sergipano Mestrinho, juntamente com Mariana Aydar, conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o projeto Mariana e Mestrinho. O anúncio dos vencedores do 25º Grammy Latino teve início na tarde de quinta-feira (14), durante a première do evento, ocasião em que a maior parte dos premiados nas categorias de música brasileira é revelada.
Mestrinho, que já havia sido indicado em edições anteriores nas categorias de Melhor Canção em Língua Portuguesa (2019) e Melhor Álbum Instrumental (2021), expressou sua alegria pela conquista em uma publicação nas redes sociais. “Tem felicidade que não cabe em texto nenhum. Temos muito a dizer, mas, antes de tudo, queremos agradecer a cada um que emprestou seu tempo e talento para fazer esse álbum acontecer. Estamos imensamente felizes por representar o nosso forró em uma premiação tão importante. Esta categoria, Música de Raízes em Língua Portuguesa é forte, simbólica e carrega muito significado. Ela celebra a autenticidade e a riqueza cultural da nossa música e da nossa língua, sendo um reconhecimento maravilhoso aos artistas que preservam e renovam as nossas tradições”, disse Maestrinho.
Na mesma cerimônia, outros grandes nomes da música brasileira também foram premiados. O cantor Jota.pê levou o prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira com o LP Se o Meu Peito Fosse o Mundo e também conquistou a categoria Canção em Língua Portuguesa – Prêmio aos Compositores com a música Ouro Marrom.
Xamã, por sua vez, obteve seu primeiro Grammy Latino, vencendo na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa pela parceria com Lulu Santos no single Cachimbo da Paz 2, de Gabriel O Pensador. Já Xande de Pilares foi premiado como Melhor Álbum de Samba/Pagode por Xande Canta Caetano, álbum que também está concorrendo ao prêmio de Álbum do Ano.
Erasmo Carlos, o eterno Tremendão, foi homenageado com o prêmio de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa por seu disco Erasmo Esteves. O prêmio foi entregue a Leonardo Esteves, filho do artista, que faleceu em 2022. No sertanejo, Ana Castela superou Gusttavo Lima, Simone Mendes, Lauana Prado e Luan Santana, e conquistou o prêmio de Melhor Álbum de Música Sertaneja com Boiadeira Internacional (Ao Vivo).
Na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, o prêmio foi para a banda Os Garotin, com Os Garotin de São Gonçalo. Já Thalles Roberto levou a estatueta de Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa) com Deixa Vir – Vol II (Ao Vivo). A categoria Melhor Álbum Instrumental foi vencida por Tembla, do brasileiro Hamilton De Holanda & C4 Trío.