O governador Belivaldo Chagas confirmou no final da manhã desta quinta-feira (4), que não irá decretar pontos facultativos nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, dias de carnaval. A medida foi adotada na tentativa de reduzir os casos de Covid-19 em Sergipe.
Na região Nordeste, todos os estados já anunciaram o cancelamento dos pontos facultativos de carnaval. Além de Sergipe, 20 estados brasileiros não terão carnaval, são eles: Piauí, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, São Paulo, Paraná, Roraima, Ceará, Goiás, Santa Cataria, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Alagoas, Amapá e Pará.
A decisão do governador foi confirmada após mais uma reunião com do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae). Durante o encontro, foi avaliado o cenário epidemiológico do estado nos últimos 14 dias.
No calendário, o carnaval não é um feriado nacional. Os estados decretam ponto facultativo, as repartições públicas não funcionam e os demais setores da economia acabam aderindo ao final de semana prolongado.