Setembro Amarelo: campanha busca alertar sobre a valorização da vida

04 de Setembro de 2020, 06:40

Setembro chegou e com ele o início de uma campanha com o intuito de prevenir o suicídio. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios por ano. Desse total, 96,2% dos casos estavam relacionados à transtornos mentais, como depressão e ansiedade, por exemplo.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Chenya Coutinho, a campanha ‘Setembro Amarelo’ traz a importância da ampla divulgação da temática com o foco na prevenção para a redução dos casos de suicídio. “O suicídio possui múltiplos fatores. Não há um fator exclusivamente determinante”, destaca. Embora depressão e ansiedade sejam considerados ‘gatilhos’, a coordenadora ressalta que após a pandemia aumentou o número de pessoas que tentaram cometer suicídio. “E isso está ligado a outros fatores, principalmente sociais, como desemprego, perda de renda, dívidas, etc”, afirma.

A coordenadora explica ainda que a campanha ‘Setembro Amarelo’ está ligada à valorização da vida. “Nós precisamos debater o suicídio buscando valorizar a importância da vida”, disse. “De junho até o momento cerca de 30 pessoas já receberam alta após tentar o suicídio na capital. Assim que somos informados que houve uma tentativa de alguém tirar a própria vida nós entramos em contato com a pessoa e oferecemos toda a ajuda possível. Fazemos um acompanhamento especial até a pessoa se sentir recuperada por completo”, conclui.

A campanha é fundamental para alertar as pessoas que não há problemas ou dificuldades impossíveis. “A tristeza é um sentimento normal em diversas fases. Queremos ajudar a combater aquele pensamento organizado de querer terminar com a vida. Por isso, o foco da campanha é justamente valorizá-la. Mostrar que há, sim, saídas para resolver quaisquer situações difíceis”, destaca.

Para auxiliar as pessoas que estão passando por dificuldades, o Reaps conta com uma rede de apoio de segunda a sexta, das 08h às 20h, através do telefone 0800 729 3534.

Movimento

Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e Vitória da Bahia, participam da campanha.

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