Sintomas e tratamento para amenizar os efeitos da menopausa

10 de Março de 2021, 06:43

O estigma social em torno de assuntos relacionados à saúde feminina acaba por tornar questões mais complexas do que de fato são. A menopausa não é uma doença, e também não pode ser confundida com o climatério, ela é uma fase natural da vida das mulheres e ocorre, em média, entre os 45 e 51 anos de idade.

Durante este período da vida da mulher, muitas deixam de procurar respostas e ajuda médica por pura vergonha causada por estigmas. Pouco se discute sobre o tema, deixando muitas mulheres encarregadas de lidar sozinhas com os sintomas que, muitas vezes, podem ser intensos e incômodos.

 

1. Início da menopausa

Entre os 45 e 51 anos é a fase mais comum. A menopausa também pode surgir em outros períodos, manifestando a queda ou a redução hormonal de forma mais precoce.

 

2. Sintomas da menopausa

Existem mulheres que chegam à menopausa sem sentir absolutamente nada. Já outras experimentam situações bem incômodas e difíceis de lidar. Portanto, não existe uma regra.

Para quem tem, os sintomas mais comuns são ondas de calor, suores noturnos e cansaço excessivo são alguns deles. Esses sinais aparecem na mulher quando o seu organismo encerra a fase reprodutiva e para de menstruar.

Perto da chegada da menopausa, a mulher passa por uma série de mudanças físicas e psicológicas que afetam muito a sua vida pessoal e profissional. Portanto, para não perder qualidade de vida, é essencial buscar diagnóstico médico e tratamento.

 

3. Mudanças no ciclo menstrual

A menstruação fica irregular, o ciclo se torna cada vez mais longo, podem ocorrer escapes entre as menstruações e o volume do sangramento pode diminuir ou aumentar. Essas alterações são como avisos de que a menopausa está chegando.

 

4. Alterações de humor

A sensação é de estar com TPM de forma permanente. No período pré-menstrual, acontece uma queda na produção de estrógeno, porém, tudo volta ao normal depois da menstruação.

No caso da pré-menopausa, os níveis de hormônio reduzem progressivamente — independentemente de a menstruação estar próxima ou não. Por isso, as mudanças bruscas de humor são inevitáveis. Tristeza, raiva, irritabilidade, ansiedade e até depressão podem aparecer nesse período.

 

5. Desaceleração do metabolismo e ganho de peso

A redução dos níveis de hormônios femininos deixa o metabolismo mais lento. Com isso, a mesma quantidade de calorias ingerida anteriormente pode levar a um ganho de peso. Além disso, é comum que ocorram mudanças nos hábitos alimentares por causa das oscilações de humor. Nessa fase, a mulher também está mais suscetível a acumular gordura na região abdominal. Por isso, a barriga pode ficar um pouco mais sobressalente.

 

6. Repor ou não os hormônios

Existem duas situações em que a menopausa necessita ser tratada: quando ela acontece cedo demais ou quando é acompanhada de sintomas tão intensos que interferem na qualidade de vida. O tratamento mais efetivo é a reposição dos mesmos hormônios que estão insuficientes - a chamada reposição hormonal. Esse tipo de tratamento é indicado pelo médico após uma avaliação cuidadosa e individual, pois há diferentes tipos de reposição e é necessário investigar os riscos que ela pode provocar. Sintomas como ondas de calor, perda de massa óssea, perda de libido, alterações no sono, ressecamento vaginal e flutuações de humor conseguem ser amenizados com os hormônios sintéticos.

 

7. Nem todo mundo pode repor

A avaliação médica aprofundada é indispensável antes de começar o tratamento com reposição de hormônios na menopausa principalmente porque algumas mulheres não podem realizá-lo. É o caso de quem tem câncer de mama, doenças precursoras desse tipo de câncer ou familiares com a doença; pacientes com risco aumentado para trombose ou com doença cardíaca; pacientes fumantes ou com outras condições menos comuns. Nessas situações, podem ser usados medicamentos sem efeito hormonal, que agem diretamente sobre o sistema nervoso central, diminuindo os fogachos e melhorando o sono e o humor.

Medium 0ab087ba66e0e42b43c211dd765a15b6