Temporada Digital da Orsse estreia nesta sexta-feira

05 de Março de 2021, 06:42

Em comemoração ao Dia Nacional da Música Clássica, 05 de março, a Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta o primeiro episódio, inédito, de sua Temporada Digital de Concertos 2021. Dirigido artisticamente pelo maestro Guilherme Mannis, o grupo fará uma homenagem a data com a apresentação de peças brasileiras, além de um tributo ao compositor argentino Astor Piazzola, que em 2021 completa 100 anos de nascimento. O concerto, gravado diretamente no palco do Teatro Tobias Barreto com a adoção de todos os protocolos de segurança sanitária, irá ao ar às 19h na Aperipê TV, canal 6.1, e às 20h30, nas redes sociais da Orsse (@orquestra.sergipe). A orquestra é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê do Governo de Sergipe.

Concebida para os tempos de pandemia, a Temporada Digital de Concertos 2021 prevê a exibição de dois concertos mensais, de cerca de uma hora de duração, com repertórios variados, gravados no Teatro Tobias Barreto, com som digital e imagens em HD. Participarão deste concerto diversos grupos, tais como Trio de Flautas, Trio de Trompas, Sexteto de Violoncelos e Quinteto de Sopros.

Segundo o maestro Guilherme Mannis, diretor artístico da Orsse, o projeto traz um repertório nunca antes executado em nosso Estado, e uma proximidade maior com a performance de cada um de nossos instrumentistas. “Propicia ainda um reavivamento de capacidade interpretativa de cada um de nossos músicos, que aqui deixam de ser partes integrantes de um grupo para atuarem como solistas, diante de uma desafiadora gravação, sempre”, frisa.

As homenagens especiais estarão presentes neste concerto, preparado para o Dia Nacional da Música Clássica: os 100 anos do compositor argentino Astor Piazzola serão celebrados com a apresentação de peças famosas por ele compostas, tais como Libertango e Oblivion, pelo sexteto de violoncelos. Os trompistas do grupo executarão trios de Anton Reicha, enquanto que os flautistas da Orsse apresentarão trios do compositor brasileiro César Guerra-Peixe. Completam o programa peça para duo de flauta e piano, compostas por Camille-Saint Saëns, e peças para Quinteto de Sopros, de Didier Favre e do compositor paraibano Sivuca.

 

Medium 2095bb769f7cc2e9a954ac92b6789018