Tradições, orações e simpatias para receber 2021 com o pé direito

30 de Dezembro de 2020, 06:40

Muitas pessoas apostam em simpatias e orações para encerrar um ano e começar o seguinte com tudo. Usar branco, pular sete ondas, comer lentilha com os pés no alto e passar a virada rezando são apenas alguns destes hábitos.

Esses rituais e simpatias nos ajudam a entrar em um novo ano com o pé direito e nos dão a motivação que precisamos para enfrentar o que vier pela frente. E, mais do que nunca, o que desejamos é que 2021 chegue trazendo dias mais leves.

Pular sete ondinhas, usar um look todo branco e usar calcinha ou cueca colorida de acordo com o seu desejo para o ano seguinte são algumas delas.

 

Pular sete ondas

Essa é uma das tradições de ano novo mais populares do Brasil. Os gregos diziam que o mar tem poder e espiritualidade, fazendo com que as nossas energias sejam renovadas quando entramos nele. No entanto, a tradição de pular 7 ondas foi difundida pelos povos africanos. 

A cada onda pulada, você deve fazer um pedido ou agradecimento. Quando terminar, não vire as costas para o mar. Faça isso apenas quando os seus pés estiverem fora da água. 

Usar branco

Esse costume vem de tribos africanas, que usavam roupas brancas em certos rituais em busca de paz, proteção e purificação espiritual, que também é o motivo de muitas pessoas usarem essa cor na virada do ano. 

Calcinha ou cueca colorida

Outro costume bastante adotado na virada do ano aqui no Brasil é o uso de lingerie colorida. De acordo com essa superstição, usar uma peça intima de uma determinada cor pode atrair bons fluídos para um certo setor da vida. 

Cada cor possui um significado. As mais usadas pelas pessoas são o branco (paz), rosa (amor), verde (esperança), amarelo (dinheiro) e azul (prosperidade e sucesso). 

Não comer aves

Muitas pessoas evitam comer aves no Ano Novo porque elas ciscam para trás e, para muitos, esse fato pode trazer um atraso na vida. Por esse motivo, é recomendável comer carnes suína, bovina ou peixes, pois são animais que se movimentam para frente.

Comer romã, lentilha e uvas

A simpatia de comer romã é tão famosa, que já virou tradição no Brasil. Para fazê-la, você deve comer sete sementes de romã sem mastigá-las e guardá-las na carteira. No Dia de Reis, que é celebrado em 6 de janeiro, você deve embrulhar as sementes que foram comidas em um papel e colocá-las na carteira, com o intuito de atrair dinheiro. As 7 sementes representam os 7 chakras que temos no corpo e os dias da semana. 

No caso das lentilhas, acredita-se que comê-las no Ano Novo atrai sorte e dinheiro, por isso ela sempre está presente nas ceias de final de ano. Mas não basta apenas comer o grão, é necessário manter-se distante do chão, com os pés no alto, para garantir ainda mais conquistas para o ano que está por vir. 

Comer uvas na noite de ano novo é uma tradição que veio da Espanha e está ganhando cada vez mais força no Brasil. O costume consiste em comer 12 uvas à meia-noite, uma a cada badalada do relógio que marca o começo do novo ano. 

Fazer oferendas para Iemanjá

As religiões espíritas de origem africana consideram Iemanjá como a entidade que protege os mares. Por isso, são feitas oferendas a rainha do mar em troca de proteção, paz e também para agradecer por desejos atendidos.

Brindar com champanhe

A bebida é feita de uvas, daí a crença que beber espumante na virada do ano traz sorte e prosperidade. 

Orações

Tire um momento da sua noite de festas para rezar e agradecer o ano que passou e pedir coisas boas para o ano que está se iniciando. Independente da sua religião ou até mesmo se você não tiver nenhuma, mentalizar coisas boas faz bem e acalma.

 

Medium 0301d9776a5dfe259786126dc1ad493a