"Turnê da Liberdade" terá estreia em Aracaju

25 de Julho de 2023, 06:31

Depois do grande sucesso da oitava turnê internacional do NEOJIBA, com a realização de concertos em seis países europeus em 2022, os jovens musicistas irão viajar neste ano pelo Brasil com a "Turnê da Liberdade", que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Pela primeira vez em uma turnê, a Orquestra NEOJIBA e o Coro Juvenil do NEOJIBA, estarão reunidas na "Turnê da Liberdade", que celebrará os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia.

Os grupos, que somam 150 jovens instrumentistas e cantores, irão se apresentar em agosto nos principais palcos de sete cidades do Norte e Nordeste do país. A turnê começa no próximo dia 5 de agosto, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, às 20h, com regência do maestro Marcos Rangel. A entrada é gratuita. Os ingressos podem ser reservados pelo Sympla (sympla.com.br).

No concerto em Aracaju, o público poderá ver de perto no bis a execução da contagiante "Tico-Tico", de Zequinha de Abreu, que fez com que a Orquestra NEOJIBA ficasse famosa no mundo inteiro. O vídeo viralizou e já tem 6 milhões de visualizações orgânicas apenas no Facebook, sendo um dos vídeos de orquestra mais vistos em todo o mundo.

A "Turnê da Liberdade" também passará por Maceió (7/8), Recife (8/8), João Pessoa (9 e 10/8), Mossoró (12 e 13/8), Manaus (17 e 18/8) e Salvador (20/8).

Música brasileira

Os concertos sinfônicos terão obras de compositores brasileiros contemporâneos, como "É doce morrer no mar", para coro à capela, de Dorival Caymmi e arranjo de Ernst Widmer, “Stamos em pleno Mar", do carioca André Mehmari, com letra do poeta Castro Alves, "Traços Brasilis", do baiano Wellington Gomes, e "Canticum Naturale", do catarinense Edino Krieger, um dos maiores nomes do Brasil na área de composição musical. As apresentações também trarão compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o "Romance op.

 

Medium 88e82a5bc63d55f3bda8a3576b0af3c0