Unicef cria podcast para ensinar cultura afro-brasileira

23 de Novembro de 2020, 06:41

Com as escolas fechadas e de ensino remoto por conta da pandemia, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) criou o podcast para que conteúdos didáticos sobre a história e cultura afro-brasileira continuem disponíveis para alunos do ensino infantil e do ensino fundamental (3 a 8 anos), professores e até familiares.

Disponível gratuitamente para todo o país, o material também pode ser veiculado livremente por emissoras de rádio, sejam públicas, comerciais ou comunitárias. Pode ser ainda visto pelo YouTube, no Spotify e no próprio site da agência da ONU.

Segundo a Unicef, até o final deste ano, 50 episódios contarão histórias, tocarão músicas e farão muitas brincadeiras para que crianças conheçam e possam expandir seus repertórios incluindo conhecimento sobre a cultura afro-brasileira e a cultura africana.

Os conteúdos dos podcasts estão previstos nas Diretrizes Nacionais da Educação Infantil e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil. Todo material. “Oportuniza o contato com outras narrativas não euro-centradas”, defende a educadora Mafuane Oliveira, uma das cinco roteiristas responsáveis pelo programa a respeito da cultura afro-brasileira.

Ainda segundo Mafuane, o programa leva as crianças a aprenderem ludicamente a história e a cultura do Brasil no momento que iniciam a formação escolar e têm as primeiras vivências sociais fora dos grupos primários de referência, como a família. Nessa fase, as crianças são como “esponjas”, observam desigualdade racial no seu contexto e percebem a associação de papéis sociais e fenótipos.

Medium 4b70d3a6ff279f036532efedfae4eb98