O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve no Ministério do Turismo (MTur), em Brasília, nesta terça (31), para tratar da retomada dos voos diretos da Gol Linhas Aéreas entre Aracaju (SE) e duas importantes cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo, que foram interrompidos neste mês de outubro. Durante a reunião, a empresa pediu desculpas pelos cancelamentos sem prévio aviso e garantiu o retorno dos voos diários para essas duas capitais, sem escalas, a partir de 1º de dezembro. A companhia também prometeu a abertura de viagens diárias para Salvador e Belo Horizonte, conforme acordado com o Governo do Estado em setembro.
Acompanhado do secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, Fábio se reuniu com a secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, e a diretora jurídica e de relações governamentais da Gol, Renata Lopes, e questionou o cancelamento de rotas diárias. A companhia havia alegado necessidade de ajustes operacionais e reduziu à metade a oferta de viagens que têm a capital sergipana como origem ou destino. Renata Lopes explicou que houve uma falha de comunicação por parte da Gol.
O chefe do Executivo pontuou que o Governo tem investido fortemente na atração de turistas. Além disso, ele reforçou que, devido à mudança intempestiva, tanto pessoas que residem em Sergipe ou visitam o estado têm sido obrigadas a enfrentar trajetos mais longos e demorados. Segundo Fábio, esse tipo de movimento, mesmo que temporário, pega o consumidor de surpresa, e prejudica não só o turismo, como a economia em geral.
“Além do incômodo para o cidadão, isso pode representar perda de negócios, de receitas e de empregos, o que nós não podemos deixar acontecer”, afirma Fábio. “A alta temporada se avizinha e precisamos de respostas rápidas para o setor, que recebe um fluxo crescente de turistas, e para população local, que se desloca país afora, não só para lazer, mas também para compromissos de trabalho, por exemplo”, avalia.