Aracaju comemora 166 anos nesta quarta

17 de Março de 2021, 06:40

A cidade de Aracaju completa 166 anos nesta quarta-feira, 17 de março. A sua história está fortemente relacionada à da cidade de São Cristóvão, pois era esta a antiga capital de Sergipe, atual estado de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial Aracaju.

Apesar de ser uma cidade pequena, Aracaju tem uma infraestrutura turística impecável e muitos atrativos, para todos os gostos. É um desses lugares que despertam no forasteiro a sensação de ter descoberto um lugar onde morar pode ser ainda mais interessante do que visitar.

A cidade se espalha entre dois rios caudalosos, o Sergipe e o Vaza-Barris. O rio Sergipe é sua fronteira norte; a cidade nasceu ali. Imediatamente ao sul está 13 de Julho, o bairro mais elegante, cuja avenida principal bordeja um manguezal viçoso transformado em parque. A ilhota da Coroa do Meio conduz à praia da Atalaia, que ganhou uma belíssima urbanização nos últimos anos – e que é sucedida por vinte quilômetros de areias semisselvagens até a praia do Mosqueiro, no Vaza-Barris.

Este ano, por conta da pandemia, a Prefeitura de Aracaju comemora o aniversário com uma programação online, que teve início ontem. E nesta quarta-feira (17), das 13h às 20h, serão realizadas lives de música e dança, com artistas como o grupo Nelson Santos Cia de Dança e o cantor Heitor Mendonça.

Ainda na programação, através da Aperipê TV, canal 6.1, às 18h, será realizada a transmissão do documentário Memórias de uma rua, com direção de Sérgio Borges. Já às 18h30, ocorrerá a Temporada Digital da Orsse, especial aniversário de Aracaju.

 

Origem

Aracaju significa “cajueiro dos papagaios”. A origem do nome vem da junção de dois termos Tupis, “ará” que significa papagaio e “acayú” que quer dizer fruto do cajueiro.

Diferente de outras cidades, Aracaju foi totalmente planejada para ser a sede do governo estadual. Seguindo as reivindicações dos empresários locais, de ter um porto para melhor escoamento da produção local, o presidente da província Inácio Joaquim Barbosa contratou o Engenheiro Sebastião José Basílio Pirro para projetar e construir a cidade.

O engenheiro Sebastião José Basílio Pirro foi escolhido como projetista da cidade de Aracaju. O plano dele era baseado em um tabuleiro de xadrez. O projeto era composto por um quadrado que continha 32 quadras com ruas de 110 metros. O ponto central da cidade era a o local que hoje conhecemos como Praça Fausto Cardoso.

 

Medium 4c0c31aaf078b300066b5a118b4a00c3