A tradição do peixe na Semana Santa para os católicos

14 de Abril de 2022, 06:44

A semana da Páscoa é muito especial e carrega vários significados em diversas religiões. Uma de suas tradições é o hábito de não comer carne na sexta-feira, data conhecida por Sexta-Feira Santa dentro da Igreja Católica. Porém, não existe referência à proibição da carne de boi ou liberação somente da de peixes. O Código de Direito Canônico estabelece que o fiel deve se abster de carne ou outro alimento, como penitência pessoal.

O bom é que comemos deliciosos pratos preparados à base do peixe, que traz tantos benefícios para saúde. Afinal, além de saboroso, é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação. Para começar, ele é rico em proteínas. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha estará bem nutrido comendo os pescados. Possui vitaminas A, D e B e grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto. E a melhor notícia é que peixe tem pouca gordura, o que faz com que sua digestão seja mais rápida.

Mas, para escolher um bom peixe o consumidor deve ficar atento as condições de conservação. Os peixes frescos devem ser bem armazenados e o fornecedor deve ter cuidado com a higiene. No supermercado, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico, e na feira, envolto em gelo picado, sempre protegido do sol e de insetos. É aconselhável que feirante ou vendedor use luvas ao manusear o alimento. Durante a compra pressione os dedos para verificar se a barriga do peixe está firme. Peixe muito mole, com os olhos turvos ou escamas soltas indica má conservação do produto. Vermelha, pescada, cação, tilápia e bacalhau são os mais procurados nessa época.

Muito versátil na culinária, o peixe pode ser preparado assado, frito, como moqueca, ao molho ou empanado. Os bolinhos ou caldos também fazem grande sucesso entre os fãs dessa iguaria. Confira uma receita de peixe grelhado com alecrim.Uma excelente pedida para o almoço da Sexta Santa!

 

INGREDIENTES

500g de filé de linguado

Meia colher (chá) de sal

1 dente de alho grande amassado

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de alecrim

 

MODO DE PREPARO

1. Em uma tigela, tempere o peixe com o sal, o alho e metade do azeite. Reserve.

2. Aqueça uma frigideira em fogo médio e doure os filés de peixe aos poucos. Reserve em local aquecido.

3. Aqueça o restante do azeite em fogo médio e doure os tomates. Acrescente os filés reservados, junte o alecrim e misture delicadamente. Sirva em seguida.

Medium e4cab020198206202edf59314c29fad8