Açúcar ou sal: o que é pior para o seu corpo

09 de Junho de 2020, 06:39

Comer com moderação é um dos pilares de uma alimentação saudável, mas quando o assunto é açúcar e sal, muitos simplesmente não conseguem manter o controle. Embora ambos desempenhem papéis essenciais em nossa saúde, eles também podem causar uma grande variedade de problemas quando consumidos de forma exagerada, como, por exemplo, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

Não são com os açúcares naturais, como os encontrados nas frutas, que os especialistas em saúde enxergam problemas. Suco de frutas, por exemplo, contém açúcares e calorias naturais, mas também fornecem nutrientes, como vitaminas, minerais, e polifenóis.  Por outro lado, bebidas açucaradas como refrigerante, sucos artificiais e chá doce fornecem açúcar e calorias com pouca nutrição. Não surpreendentemente, a ingestão em excesso desses produtos pode levar à obesidade e deficiências nutricionais.

Já o sal, para uma pessoa normal e saudável, ele não é necessariamente prejudicial quando usado com moderação. No entanto, algumas pessoas são mais sensíveis ao seu consumo, a exemplo de quem apresenta pressão alta.

Um grande problema com o excesso de sal é que a maior parte vem de alimentos processados ​​e industrializados, e não do saleiro. Esses alimentos são tipicamente mais ricos em gordura e calorias e fornecem menos nutrientes do que alimentos frescos preparados em casa. Isso pode levar ao ganho de peso, entre outros problemas de saúde, como aumento da pressão arterial – que pode resultar em um infarto ou num acidente vascular cerebral (AVC).

Entenda, nenhum dos dois produtos é particularmente perigoso, desde que sejam consumidos em quantidades adequadas. A utilização desses ingredientes é para melhorar o paladar na ingestão dos alimentos. E o paladar pode se acostumar com quantidades menores, acredite! Vá progressivamente diminuindo a quantidade utilizada no preparo dos alimentos e confira o quanto de benefícios essa atitude lhe trará.

Concentre-se em fontes nutritivas de carboidratos, como grãos integrais, produtos lácteos e frutas, e evite alimentos que contenham açúcares refinados, ingredientes processados e industrializados.

Medium 807d919801735c106d5b719c02828d0d