Aplicativos podem auxiliar na alfabetização das crianças

13 de Setembro de 2021, 06:41

A alfabetização é um processo importante para o desenvolvimento infantil. Além das atividades escolares e do apoio familiar, a criança ainda precisa se sentir motivada e curiosa para a aquisição da leitura e escrita. Nesse sentido, os momentos lúdicos e dinâmicos fazem a diferença e deixam os pequenos ainda mais encantados com os novos aprendizados.

Porém, com a chegada da pandemia, quando as escolas precisaram ser fechadas para cumprir o isolamento social, muitas crianças não conseguiram seguir as aulas remotas e estão atrasadas, em comparação aos estudantes que conseguiram manter a rotina de estudos.

De acordo com um estudo do Datafolha pela Fundação Lemann, Itaú Social e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), divulgado em junho deste ano, mais da metade (51%) das crianças em processo de alfabetização na rede pública brasileira ficaram no mesmo estágio de aprendizado, ou seja, não aprenderam nada de novo durante a pandemia.

Isso é um reflexo da desigualdade que permeia a vida dos menos favorecidos. Mesmo longe das salas de aula ainda é possível estimular o aprendizado dos estudantes. Para a professora Mariana Gonçalves, 35, além de ser um instrumento de facilitação na vida das pessoas, a internet e a tecnologia podem auxiliar bastante no desenvolvimento educacional das crianças. “Com um ano e meio de salas de aula fechadas, é difícil manter a rotina de estudos que existia antes, porém, é possível orientar e estimular o aprendizado da forma que as crianças mais gostam, que é brincando. Existem jogos, aplicativos e meios pra que ao menos o básico da educação ainda seja repassado”, afirma a profissional.

O mundo tecnológico pode ser usado como ferramenta de aprendizado e, para as crianças, o celular ou o computador podem ser usados como uma ferramenta interativa entre a educação e a diversão. Entre os aplicativos gratuitos com jogos educativos que auxiliam na alfabetização infantil, disponíveis para iOS e Android, Bini ABC, Ler e Contar, ABC Dino e Graphogame.

 

Medium ffd498f9e5b2f73875e2e215a7c4e659