Aproveite a estação mais quente do ano para fazer piqueniques

05 de Fevereiro de 2021, 06:42

Quando o sol brilha luminoso e quente, brota-nos a vontade alegre de viver ao ar livre, de conviver no seio da natureza, de reunir a família e os amigos em volta da mesa posta sob um toldo ou à sombra de uma árvore amiga. Churrasco no jardim, piquenique no campo ou na praia, pôr-de-sol no terraço ou petisqueira à beira da piscina, tudo pode ser previsto e acompanhado de receitas saborosas.

Para um piquenique, o prático acima de tudo! Comece prendendo à asa do cesto o saca-rolha e o descapsulador. O sal e pimenta devem ir também, mas em pequenos recipientes seguros. Pratos e copos de papel ou de plástico colorido, leves e inquebráveis são os mais indicados.

As malas térmicas conservam lindamente, por algumas horas, a manteiga, os queijos, a fruta e os pratos preparados. Não esqueça um saco isotérmico e os sacos térmicos conservadores de temperatura. São ótimos para manter os cubos de gelo regados com água gasosa para não se colarem. Os sumos e a água mineral que retirou do frigorifico mantém-se bem frescos se embrulhar as respectivas latas ou garrafas em papel de alumínio.

Agora vamos à comida. Sanduíches naturais preparados com tomate, queijos, fiambre e saladas são ótimas opções. Pãezinhos, patês, bolos, fatias de queijos, pizzas, tartes salgados, ovos cozidos para descascar e frutas que não sejam demasiado frágeis também podem ser levados para o passeio. As saladas de tudo, para acompanhamento ou prato principal, que se temperam no local são ideais e todo mundo gosta. Leve em separado os molhos já preparados, dentro de frascos bem vedados.

Confira uma receita de Cake de Azeitonas para o piquenique. Gostoso e prático de fazer, ele pode ser servido frio, como entrada ou prato principal!

 

 

 

INGREDIENTES

 

Massa: *15 g de fermento biológico *1 colher (sobremesa) de açúcar *1 colher (chá) de sal *3 ovos (ligeiramente batidos) *1/2 xícara (chá) de leite *1/2 xícara (chá) de creme de leite UHT *1/2 xícara (chá) de óleo de milho ou canola (ou azeite) *1/3 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino *1 colher (chá) fermento em pó *2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

 

Recheio: *2 dentes de alho picadinhos *1 cebola média bem picadinha *2 colheres (sopa) de azeite *100 g de azeitonas verdes cortadinhas *100 g de azeitonas pretas cortadinhas *4 colheres (sopa) de salsinha ou cebolinha fresca picadinha *50 g de queijo mussarela ralado *Sal, molho de pimenta e noz moscada ralada a gosto

 

MODO DE PREPARO

 

1. Massa: Junte o fermento biológico fresco com o açúcar e mexa até dissolver por completo o fermento. Acrescente o sal, ovos, leite, creme de leite, óleo, queijo ralado e bata tudo na batedeira por 1 minuto. Junte a farinha de trigo o fermento em pó e bata um pouco mais só para misturar.

2. Recheio: Refogue no azeite o alho e a cebola, fora do fogo junte as azeitonas, salsinha, queijo mussarela e os temperos, misture tudo e junte a massa. Coloque a massa em uma forma de pão de forma, untada e enfarinha e deixe descansar por uma hora. Depois desse tempo, asse em forno a 180 graus, por aproximadamente 45 minutos ou até dourar. Desenforme morno.

 

 

Dica: Opções de recheio: presunto e queijo, bacalhau com azeitonas, atum, ervas, bacon com queijo fresco.

Medium 92839754d47c369da7de21fd0a5fdc0eMedium c744ac7271cb7adee1fec64685ffdefa