O projeto Gestabel, que teve início em novembro de 2023, representa um passo importante na luta contra a mortalidade materna no Brasil, refletindo um compromisso com a saúde das gestantes, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Este projeto visa oferecer cuidados humanizados a mulheres grávidas, promovendo um ambiente seguro e acolhedor.
Desde sua criação, o Gestabel já beneficiou mais de 100 gestantes, em sua maioria, dos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. O projeto também atendeu gestantes dos municípios de Barra dos Coqueiros, Capela, Carmópolis, Divina Pastora, Laranjeiras, Pirambu, Riachuelo, Rosário do Catete e São Cristóvão.
Com uma programação que abrange diversas áreas da saúde, como assistência social, nutrição, fisioterapia, psicologia, odontologia, enfermagem, dentre outros, o Gestabel oferece atividades como dinâmicas de acolhimento, visitas à maternidade e oficinas de preparação para o parto. Essas ações têm como objetivo não apenas informar, mas também fortalecer o vínculo entre mães e filhos, contribuindo para uma experiência de uma maternidade positiva.
Com o tema “acolhendo gestantes em situação de vulnerabilidade”, ocorrerá uma edição especial do Gestabel, no próximo dia 19 de novembro, no auditório da Secretaria de Saúde do Estado, das 8h às 12h. Esta data é especialmente significativa, pois o evento alinha-se aos esforços da Rede Alyne, uma iniciativa que visa reduzir em 50% a mortalidade materna entre mulheres pretas até 2027. A Rede Alyne busca promover políticas públicas eficazes para enfrentar as desigualdades raciais no acesso à saúde.
O evento contará com a participação de gestantes, gestores públicos, representantes de diversos setores da sociedade e profissionais de saúde, todos comprometidos em discutir e implementar ações que melhorem a saúde materna no país.