Atletas da Missão Europa embarcam para Lisboa

20 de Julho de 2020, 06:43

Atletas das modalidades de box, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, nado artístico e natação embarcaram na última sexta-feira (17), com destino para Lisboa. Formado por 112 pessoas, sendo 76 atletas, esse é o primeiro grupo da Missão Europa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“A Missão Europa é fundamental, pois possibilita ao atleta retomar o treinamento em ambiente controlado. Tínhamos essa preocupação por entender que os atletas viviam essa ansiedade de retomar seu trabalho. Nós não podíamos ficar para trás”, disse Marco La Porta, vice-presidente do COB e chefe da Missão Europa.

Com duração de julho a dezembro, a Missão Europa tem como principal objetivo dar suporte à retomada de treinamentos dos atletas classificados ou com potencial de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, garantindo a segurança total da delegação e cumprindo os protocolos exigidos e validados pelos serviços médicos. A expectativa é de que, até o final do ano, cerca de 200 atletas, além de técnicos e equipe multidisciplinares, de 16 modalidades esportivas, sejam enviados a Portugal.

Para terem a viagem ao exterior autorizada, os membros do Time Brasil realizaram um exame PCR antes do voo e só tiveram a liberação para viajar depois do resultado negativo para a covid-19. Além disso, eles terão que cumprir uma série de protocolos sanitários na Europa e assinar um Termo de Ciência da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e ao Abuso Sexual, lançada em 2018 pelo COB.

Para o campeão olímpico e mundial nas argolas Arthur Zanetti, é um sentimento de muita felicidade e alívio poder voltar ao ginásio. “Todo o cuidado e rigidez do protocolo nos deixam bem aliviados e focados apenas no treinamento”, comentou.

Medium 5e83d24e2210d0e50d6ddb386e0a5ea5