Bife de fígado macio e sem cheiro forte

22 de Maio de 2020, 06:45

Há quem ame e quem odeie o fígado de boi. Com essa carne é assim, não existe unanimidade. Unânime mesmo só o fato de que o fígado está entre as carnes que mais possuem nutrientes para o nosso corpo. Para se ter uma ideia do seu poder, ela possui de  9 dos 11 tipos de vitaminas existentes - A, B1, B2, B3, B6, B9 e B12, D e K.

O mais difícil para quem não gosta desse tipo de carne nem sempre é o sabor, mas o cheiro forte que tem durante o preparo. Porém, com alguns truques vai eliminar esse desconforto. Para começar, tente tirar bifes bem finos do fígado. Se comprar no açougue, peça para que cortar as lâminas menos espessas, porque quanto mais fino mais fácil o preparo e menos forte o sabor.

Se quiser que seu bife de fígado fique bem macio, nunca molhe na água. O segredo é deixar a carne de molho no leite frio marinando algum tempo antes. Meia hora antes de servir, tempere e frite o bife em gordura bem quente.

Outra opção é antes de temperar o fígado, deixar durante 15 minutos ou mais no suco de laranja para eliminar a acidez e evitar que fique ressecado. Depois, tempere conforme a receita: acebolado, apimentado, com molho, frito e refogado. Em qualquer uma das versões ele é delicioso, e pode ser servido no almoço, jantar ou como petisco. Compartilhamos uma receita para quem deseja variar o cardápio no fim de semana.  

 

INGREDIENTES

*1/2 kg de fígado

*Sal, pimenta do reino e alho a gosto

*Azeite para marinar e fritar

*4 colheres (sopa) de leite

*02 cebolas grandes

 

MODO DE PREPARO

1. Para começar, tente tirar bifes bem finos do fígado. Se comprar no açougue, peça para que cortem as lâminas menos espessas que conseguirem, porque quanto mais fino mais fácil o preparo e menos forte o sabor.

2. Tempere a carne de fígado com sal, pimenta do reino, alho e um fiozinho de azeite. Deixe marinar, pelo menos, duas horas na geladeira.

3. Na hora de prepara-lo, retire os bifes da geladeira e adicione cerca de 4 colheres de sopa de leite para cada 500g de fígado. Misture bem e deixe descansar por mais meia hora fora da geladeira.

4. Na hora de fritar, descarte o excesso de leite e aqueça bem a frigideira com azeite antes de colocar o bife para fritar. Lembre-se de corrigir o sal, para se assegurar de que não perdeu todo o sabor na marinada do leite.

5. Deixe fritar ao seu gosto e acrescente cebolas em rodelas.

 

 

 

 

Medium a18b72519f2a14bcbd635c795b0e2979