Brasil celebra a chegada da primavera nesta quinta-feira

22 de Setembro de 2022, 06:40

Começa oficialmente nesta terça, 22 de setembro, a Primavera para os países do Hemisfério Sul. A chegada da primavera marca o fim do inverno e celebra o renascimento da natureza. Plantas renovam suas folhas, a maioria das espécies entra em ciclo reprodutivo e o tempo se modifica. As diferentes estações do ano ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

O Início da Primavera 2022 acontece às 22h04 de hoje e segue até o dia 21 de dezembro. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera é caracterizada pelo desabrochar das flores, dias e noites com a mesma duração, mais chuva e clima ameno.

Na primavera, a temperatura começa a aquecer. Ela começa quando o inverno acaba e, assim, os dias já não são tão frescos e, à medida que os dias passam e se aproxima o início do verão, a temperatura vai aquecendo.

É também na primavera que os animais se reproduzem. Essa época é muito apreciada por boa parte das pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. Por conta disso, é um período conhecido como "estação das flores".

As diferentes estações do ano ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. Essa inclinação de 23.5 graus faz com que os raios de Sol atinjam o planeta de forma diferente, alterando significativamente o clima. Durante o giro ao redor do Sol, a Terra passa por quatro momentos bem definidos: os solstícios marcam o início do verão e do inverno enquanto os equinócios marcam a primavera e o outono.

 

Medium 77120c0749b77992ea9d868c8b7d1364