Brasil e Portugal comemoram Dia dos Avós nesse domingo

24 de Julho de 2020, 08:10

Os avós são a base de uma família, ajudam na criação dos netos. E, com certeza, não existem pessoas mais queridas que eles. Por conta de tanta preciosidade, foi estabelecida uma data para comemorar a importância da existência dos pais de nossos pais. No Brasil e em Portugal, o dia 26 de julho é considerado, oficialmente, o Dia dos Avós.

Diferentemente do Dia das Mães e do Dia dos Pais, que sempre acontece no segundo domingo de maio e agosto, respectivamente, o Dia dos Avós tem uma data específica. Mas, afinal, por que a data foi criada?

No lado religioso, o dia 26 de julho foi instituído para homenagear Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. Mas a comemoração do Dia dos Avós só se estabeleceu mesmo depois dos anos 80, por causa de uma avó portuguesa, chamada Ana Elisa do Couto. Ela vivia em Panafiel, cidade de 15 mil habitantes na região do Porto, e achava que a data não recebia atenção suficiente. Então, passou a ser militante da causa e esteve em países como o Brasil, a França, os Estados Unidos, a Alemanha, África do Sul, Espanha, Angola, Suíça e o Canadá, defendendo e difundindo a comemoração do Dia dos Avós. Dona Aninhas foi tão representativa para data que, em sua cidade, foi fixada uma placa em praça pública em sua homenagem.

Outros países também celebram o Dia dos Avós, mas em datas diferentes. Na Itália, por exemplo, essa data é comemorada no dia 2 de outubro. Outro lugar em que o Dia dos Avós tem data distinta é os Estados Unidos. Lá, a comemoração se dá no primeiro domingo de setembro. No Reino Unido é comemorado no primeiro domingo de outubro; na Estônia, no segundo domingo de outubro; na Austrália, no primeiro domingo de novembro; e no Canadá, em 25 de outubro. Já na França, o Dia dos Avós é bem diferente. Os franceses comemoram o Dia das Vovós no primeiro domingo de março e o Dia dos Vovôs, no primeiro domingo de outubro.

Este ano, é claro, a data não poderá ser comemorada com abraços. Para retribuir todo carinho e cuidados que os avós sentem pelos netos preservando a saúde em tempos de pandemia, vale, sim, comprar um presente especial e ligar para falar do nosso amor por eles.

 

 

Medium 9875555acd98327c3a9bf35a0c34479a