Brasil fica atrás de cerca de 50 países na aprovação da vacina

05 de Janeiro de 2021, 06:40

Cerca de 50 países já iniciaram suas campanhas de vacinação, um ano após o primeiro alerta lançado pelas autoridades chinesas à Organização Mundial de Saúde (OMS). A China foi o primeiro país a iniciar uma campanha de vacinação reservada aos mais vulneráveis (trabalhadores e estudantes que viajam ao exterior, cuidadores, etc.).

A Índia aprovou, no primeiro dia do ano, o uso emergencial da vacina da Oxford contra a convid-19. É o primeiro passo para iniciar a aplicação do imunizante no segundo país com mais casos de coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Outros países que também autorizaram a vacina da Oxford, desenvolvida em parceria com o laboratório AstraZeneca, foi o Reino Unido e Argentina. Os britânicos, inclusive, já estão sendo vacinados.

A Rússia começou em 5 de dezembro a imunizar trabalhadores em risco com a Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional Russo de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya. Essa vacina já foi aprovada por Belarus e Argentina, que começaram sua campanha de vacinação no dia 29 de dezembro. A Argélia seguirá seus passos em janeiro.

O Reino Unido foi o primeiro país ocidental a autorizar a vacina desenvolvida pela aliança alemã-americana Pfizer-BioNTech. Sua campanha começou em 8 de dezembro e mais de 800 mil pessoas já receberam a primeira das duas doses da vacina, segundo o primeiro-ministro Boris Johnson. O país também foi o primeiro a aprovar a vacina AstraZeneca-Oxford, que começou a ser administrada ontem, dia 4 de janeiro.

No Ocidente, o Canadá e os Estados Unidos iniciaram suas campanhas em 14 de dezembro, a Suíça no dia 23, a Sérvia no dia 24, quase toda a União Europeia e Noruega no dia 27, e a Islândia no dia 29, todas com a vacina Pfizer-BioNTech.

Os Estados Unidos e o Canadá também foram os primeiros dois países a licenciar a vacina do laboratório Modern American. Mais de 2,8 milhões de americanos já receberam uma dose, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Na UE, a Alemanha é o país que mais vacinou até agora, com mais de 130 mil doses em cinco dias.

No Oriente Médio, os Emirados Árabes Unidos foram os primeiros a lançar sua campanha com as doses da chinesa Sinopharm em 14 de dezembro em Abu Dhabi, a capital. No dia 23 de dezembro também aplicou doses da Pfizer-BioNTech.

Arábia Saudita e Bahrein iniciaram sua campanha em 17 de dezembro, Israel em 19 de dezembro, Catar em 23, Kuwait em 24. Omã iniciou sua campanha no dia 3 de janeiro. Todos esses países escolheram inicialmente a Pfizer-BioNTech.

Israel, que se comprometeu a imunizar um quarto de sua população em um mês, já aplicou mais de 800.000 doses, Bahrein mais de 60.000 e Omã mais de 3.000, segundo dados oficiais.

Na América Latina, México, Chile e Costa Rica iniciaram sua campanha em 24 de dezembro, com as vacinas Pfizer-BioNTech.

Na Ásia, a Cingapura iniciou a vacinação no dia 30 de dezembro com o mesmo produto. Os demais países do continente não parecem ter a mesma pressa: Japão e Taiwan planejam iniciar suas campanhas no primeiro trimestre, Filipinas e Paquistão aguardarão o segundo e Afeganistão e Tailândia, meados de 2021.

Na África Subsaariana e Oceania, ainda não há planos de vacinação. Guiné, que começou no dia 30 de dezembro a injetar as primeiras 60 doses da Sputnik V antes de decidir se lança ou não sua campanha, aparece como pioneiro em seu continente.

Medium 5972d6ff899637d69525035eb765a54d