Campanha de vacinação contra gripe tem dia D neste sábado

05 de Maio de 2023, 06:30

Neste sábado, 6 de maio, a Prefeitura de Aracaju realizará o Dia D da Influenza em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos três shoppings da capital. Essa estratégia, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), visa ampliar a cobertura vacinal entre as pessoas dos grupos elegíveis e oferecer à população mais um dia para atualizar a carteira de vacinação.

Realizada na capital sergipana pela SMS, a campanha nacional de imunização contra a influenza foi iniciada no dia 5 de abril e vacinou, até o momento, apenas 46.046 pessoas. Apesar de a vacina ser a forma mais eficiente para prevenir contra o vírus da gripe, apenas 20% do público prioritário para este imunizante foi vacinado.

As UBSs terão dois horários diferentes. Das 7h30 às 13h, estarão de portas abertas para vacinação de rotina, além de covid e influenza, as UBSs: João Bezerra, Oswaldo Leite, Ávila Nabuco, Dona Jovem, José Machado, Geraldo Magela, Hugo Gurgel, José Augusto Barreto, Dona Sinhazinha e Edezio Vieira.

No horário estendido, de 7h30 às 16h, funcionarão as UBSs Augusto Franco, Onésimo Pinto, Manoel de Souza e Francisco Fonseca. É importante destacar que crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias são vacinadas contra influenza somente nas UBSs.

A vacinação nos shoppings Aracaju Parque, Jardins e RioMar será das 10h às 16h, e nesses pontos serão disponibilizadas as vacinas contra influenza e contra a covid-19, inclusive o reforço bivalente. Para ser vacinado, basta apresentar cartão de vacina e comprovante de identificação. Nos shoppings, crianças de até 5 anos não serão vacinadas, pais e responsáveis precisam se dirigir a uma das UBSs abertas neste sábado.

Influenza

Para receber a vacina contra a influenza não é necessário intervalo para outros tipos de imunizantes recebidos. Durante o Dia D da Influenza, estarão disponíveis doses para os grupos prioritários: gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Medium 1034dcaf3a68eeb3786575e9ce5588b1