Campanha Dezembro Vermelho

02 de Dezembro de 2019, 14:58

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), começou a mobilização nacional denominada Dezembro Vermelho. A campanha foi instituída em 1987 pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.

Segundo dados mais recentes do UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, cerca de 37,9 milhões de pessoas viviam com HIV em todo o mundo até dezembro de 2018. Destas, 24,5 milhões tinham acesso à terapia antirretroviral – medicamentos capazes de salvar vidas – até junho deste ano. Apesar deste enorme avanço, o mundo ainda registrou 1,7 milhão de novas infecções em 2018 e 770 mil mortes em decorrência da AIDS.

Na capital sergipana, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início, nesta segunda-feira (2), a uma programação especial alusiva a esta campanha, que se estenderá até o dia 20 deste mês. "Nós realizamos essas ações com o objetivo de oferecer o teste, descobrir e tratar a doença mais cedo, como forma de prevenção. Essa pessoa que está se tratando, caso mantenha uma relação com outra pessoa, sem proteção, será mais difícil de infectar”, afirma o médico Almir Santana, coordenador do Programa IST/ AIDS em Aracaju.

Medium c3bef78c999edcd8279a5e72ed918940