Causas e tratamentos de acne na vida adulta

07 de Dezembro de 2023, 06:00

As populares ‘espinhas’ são frequentemente relacionadas à fase da adolescência, porém o surgimento de acne pode se estender e afetar a idade adulta, principalmente das mulheres, inclusive, com uma maior complexibilidade. A Acne Feminina Adulta (AFA) caracteriza-se por cravos e bolinhas vermelhas, com ou sem pus, que podem evoluir para manchas e cicatrizes.

A condição está ligada a vários fatores desencadeantes, como explica a médica dermatologista Thâmara Morita, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e professora de dermatologia do curso de medicina da Universidade Tiradentes. “Essa condição acomete mulheres com mais de 25 anos e pode persistir de forma contínua ou intermitente desde a adolescência ou manifestar-se pela primeira vez neste período. Quase 80% dos pacientes com acne adulta são mulheres com idade média de 35 anos. Além da genética e de fatores hormonais, fatores ambientais, uma dieta rica em alimentos com alta carga glicêmica e o consumo de laticínios também podem contribuir para o início da cascata inflamatória que constitui a alteração central no aparecimento da acne”, detalha Morita.

Tratamento e cuidados

Apesar disso, a AFA não deve ser encarada como um bicho de sete cabeças. A condição tem tratamento, que deve ter uma abordagem individualizada e preparada por um dermatologista. “A gravidade da acne, a possibilidade de gravidez e o aumento do risco de irritação da pele sensível são alguns fatores que devem ser levados em consideração na escolha do tratamento, que também precisa atender preferências individuais e custos. O desafio atual é tratar pacientes com acne dependendo menos de antibióticos, usados na acne há mais de 40 anos. A acne tem evolução prolongada e o paciente precisa ser resiliente, uma vez que a melhora, independente da opção de tratamento, só será perceptível após três meses. Por conta disso, o processo deve ser feito com um dermatologista de confiança”, pontua Morita.

A adoção de hábitos saudáveis com uma rotina de cuidados para a pele deve fazer parte do dia a dia para ajudar na prevenção da acne. “A recomendação de nós dermatologistas é que se lave o rosto com um limpador suave depois de terminar qualquer atividade que o faça suar, ao acordar e antes de dormir; remover a maquiagem, inclusive dos olhos, antes de dormir com um removedor sem óleo; evitar irritar a pele; optar por gel de limpeza que seja isento de óleos e que não obstrua os portos; além de aplicar maquiagem suavemente” finaliza a médica dermatologista.

 

Medium 2fc8614c962297ebec3ed426fd2f31fa