CFO considera dentistas aptos a trabalharem durante crise de pandemia

30 de Julho de 2020, 06:41

Pesquisa feita pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) com 40 mil cirurgiões-dentistas entre os dias 25 de junho e 3 de julho revelou que 82% desses profissionais continuam exercendo a odontologia durante a pandemia do novo coronavírus, mas seguindo os cuidados de biossegurança recomendados pela entidade. 

Desse total, 72% disseram que continuaram trabalhando com as restrições exigidas, entre as quais alteração do horário de atendimento, menor número de auxiliares, prioridade para urgências e emergências; 10% afirmaram continuar trabalhando sem qualquer tipo de restrição; e 18% interromperam os trabalhos nesse período. O presidente do CFO, Juliano do Vale, afirmou que essa é a primeira vez na história do Sistema Conselhos que o trabalho foi feito nessa escala.

O Brasil tem quase 340 mil cirurgiões-dentistas com inscrição ativa. Todos foram ouvidos e, desses, 40 mil participaram da consulta. “A partir daí, tivemos a oportunidade de analisar o cenário atual e propor melhorias de acordo com as necessidades e particularidades de cada região do país”, disse Vale.

Para o presidente do CFO, os cirurgiões-dentistas e suas equipes de auxiliares e técnicos são os profissionais mais aptos à retomada do trabalho frente à crise sanitária enfrentada atualmente no país. “Considerando o conhecimento em biossegurança adquirido em ambiente acadêmico e fortalecido neste momento”, frisa.

Medium 8569c399e236fcac2193bc0ba7e8ff30