Cirurgião recomenda vacinação contra covid em pacientes bariátricos

26 de Janeiro de 2021, 06:42

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) recomenda que os pacientes que já se submeteram à cirurgia bariátrica recebam a vacina contra a coranavírus (covid-19).

Segundo o cirurgião bariátrico Raul Andrade, referência em cirurgias do aparelho digestivo, vale a pena lembrar que pacientes bariátricos não necessariamente apresentam deficiência imunológica por causa da cirurgia. "Pelo contrário, o tratamento da obesidade melhora o controle das doenças associadas, melhora a capacidade cardio-respiratória e reduz o risco das formas graves da COVID-19”, afirma.

O cirurgião recomenda ainda aos pacientes em preparo pré-operatório que realizem sua cirurgia, seguindo todos os protocolos de segurança, sem precisar aguardar que sejam vacinados. “Até porque não sabemos quando todos vão poder receber suas doses”, disse. “Pacientes que estão com previsão de cirurgia podem receber a vacina. Eu, particularmente, tenho adotado um período de 10 dias de observação de possíveis efeitos colaterais da vacinação (que são pouco comuns) até realizar a cirurgia bariátrica", complementa o médico.

Medium 0032f9d7059bdda0d00c7d4d53ac928e