Como criar uma rotina para as crianças na pandemia

26 de Março de 2021, 06:42

Durante o distanciamento social, somos desafiados a construir uma rotina para crianças, com o objetivo de minimizar os impactos do período em suas vidas. No entanto, por ser algo novo e diferente das férias escolares, os pais podem ter dúvidas sobre como planejar e implementar mudanças em casa.

A importância de ter atividades e horários previsíveis diz respeito ao sentimento de segurança dos filhos. Além disso, é uma forma de manter o desempenho próximo ao de antes da pandemia e ensinar organização. Mas como fazer isso? Confira algumas dicas práticas para quem busca construir uma rotina equilibrada e produtiva para as crianças.

 

  • Mantenha uma rotina de sono

O ponto de partida para uma rotina eficaz é oferecer uma boa noite de sono às crianças, o que normalmente pode ser melhorado com providências relacionadas à produção de melatonina. O hormônio regulador do sono é responsável por reduzir o estresse, reparar células e dar o descanso apropriado ao organismo. Logo, é fundamental para acordar bem-disposto. Portanto, evite alimentos pesados próximos à hora de dormir. Além disso, o quarto da criança deve eliminar todo tipo de luminosidade.

 

  • Elabore uma rotina para as crianças

Outra dica é construir uma rotina para crianças logo após acordar. A ideia é dar ao corpo a sensação de que não se trata de um dia de folga, criando a prontidão para o estudo e para as atividades previstas.

No caso das crianças que estudam no turno matutino, a rotina pode ser idêntica àquela já realizada para a escola: tomar café da manhã, tomar banho, trocar de roupa etc. Já para as que estudavam à tarde, será preciso criar um roteiro e programar as mudanças.

 

  • Escolha locais diferenciados para as atividades

Outro ponto sobre rotina para crianças é destacar um local para as atividades de produção, como ler, estudar, fazer o dever de casa, praticar música, treinar judô, entre outras. O ambiente de estudos ajuda a diferenciar lazer e trabalho, impulsionando seu desempenho.

 

  • Crie um plano de estudos

Estabelecer uma rotina para crianças requer um quadro de horários com as tarefas do dia. Você pode elaborar a lista de horários e atividades, se possível, em uma cartolina bem grande, com desenhos e ilustrações convidativos, incentivando a participação do seu filho na organização.

A prioridade em relação às atividades deve ser das tarefas e aulas remotas indicadas pela escola, não deixando as matérias acumularem. Posteriormente, é possível separar horários para revisões e estudo de assuntos em que há dificuldades, como já acontecia antes da pandemia. É importante ouvir a criança em relação às atividades para saber sobre as suas dificuldades.

 

  • Limite o uso de dispositivos móveis

O principal desafio a traçar na rotina para crianças será a necessidade de adiar recompensas, ou seja, o estudo e as tarefas de agora não oferecem um benefício imediato, mas futuro. O oposto disso são os jogos e aplicativos de celular, que, para cada pequena ação, concedem um benefício, liberando do uso. Por isso, estabeleça acordos, limitando o uso nos momentos-chave e estipulando períodos de lazer em que o acesso às telas é permitido.

 

  • Ritual de encerramento

Crie ações específicas para simbolizar o fechamento do período de produtividade. É o equivalente a sair da escola, sendo eu a partir daí tem início o descanso da criança.

Procure associar esse momento com algum tipo de benefício, como conceder um feedback positivo pelo esforço realizado no dia. Igualmente, é uma boa oportunidade para avaliar o cumprimento da rotina e ajustar as expectativas para o dia seguinte.

 

Medium 3c8b5768689dfc2c209e4d2241f240c3