Como deixar a sua casa funcional e ampla

20 de Julho de 2020, 06:42

A maioria das pessoas passa um bom tempo imaginando o lar dos sonhos, mas planejar o espaço vai muito além disso. Uma casa precisa de planejamento e design adequado para parecer bonita e espaçosa. Como o estilo de vida mudou, muitas pessoas não podem comprar uma casa grande, então recorrem a casas menores. Isso não significa que não podem ter uma casa bem decorada e mesmo assim ampla.

Na verdade, ideias práticas e inteligentes tornam a administração da casa muito mais fácil e segura para os moradores. Você vai passar mais tempo relaxando e demonstrando as maravilhas do design funcional para suas amigas do que se preocupando em como organizar material de limpeza e tomadas sem atrapalhar a estética da casa. Dá só uma olhada nessas dicas e deixe sua casa “pequena” espaçosa e confortável:

 

1. Iluminação

A iluminação adequada em uma sala pode torná-la maior e mais clara. A luz natural é a mais adequada. Então, aproveite ao máximo. Evite cortinas escuras ou persianas nas janelas que bloqueiam a luz. No entanto, se a luz natural não for suficiente, adicione luz artificial.

2. Pintura

Procure não pintar salas pequenas com cores escuras, pois elas tornam a sala ainda menor. Escolha cores claras e suaves que possam torná-la maior e mais brilhante. Pinte as paredes com cores vivas e suaves, como creme ou um tom pálido de azul ou verde. Essas opções de cores tornarão sua casa maior.

3. Espelhos

Os espelhos são a melhor maneira de fazer uma sala parecer maior, dando profundidade. Portanto, coloque um ou mais espelhos em sua pequena sala. O espelho também pode refletir luz natural e artificial, podendo tornar a sala mais luminosa mesmo à noite. Além dos espelhos nas paredes, você pode comprar elementos decorativos feitos de materiais reflexivos que também podem dar profundidade à sala e torná-la maior.

4. Mobília

Móveis enormes e decoração intensa encurtam a sala e podem até transformar uma sala grande em outra menor. Imagine como isso afeta uma sala já pequena! Se você tiver móveis volumosos, coloque na frente das paredes para manter o espaço aberto. Certifique-se de que o tamanho dos móveis seja igual ao da sala. Seria bom ter contato visual com o chão para que a sala parecesse maior.

Aproveite os cantos da sala. Coloque cadeiras, mesas ou luminárias em pé e deixe mais espaço livre na sala. Tente seguir a maneira minimalista de decorar. Não importa quão pequena ou grande seja sua casa, o design simples fará com que ela pareça mais limpa e maior.

5. Espaço organizado

Quando as coisas estão arrumadas, a sala ficará mais ampla e, portanto, maior e mais espaçosa. Não coloque muitos móveis, decorações e pinturas na sala. Quanto menos coisas houver nela, maior ela vai parecer.

Quando há contato visual com o chão e as paredes da sala, é criada a ilusão de uma sala espaçosa. Portanto, não use tapetes grandes no chão e não pendure quadros grandes nas paredes. Eles não farão a sala parecer maior. Quanto mais simples e menores as decorações que você usar, melhor.

6. Plantas

Outro truque para mostrar que uma sala pequena tem profundidade é adicionar plantas nela. Escolha um canto da sala e crie uma bela composição de plantas.

Você pode encontrar no mercado colunas independentes de flores nas quais você pode colocar vasos ou pendurá-las no teto e na parede. Cuidado com a cor dos vasos! Escolha cores que combinem com o resto da decoração e crie belos contrastes.

Medium 07b6d9b3823607a8aa933c22327b05f4