Como evitar erros na escrita corporativa

06 de Janeiro de 2021, 06:43

Existe um adágio popular que prega que a primeira impressão é a que fica. Em casos de e-mail corporativo, se pode considerar como verdade, já que é o e-mail a ferramenta de comunicação oficial em empresas e ambientes de trabalho, meio de contato entre colegas e respectivos superiores.

Para a coordenadora Unit Carreiras, Maria Luisa Teodoro, é preciso ter cuidado ao escrever, com o tipo de comunicação que se quer estabelecer. Para isso, é necessário focar na objetividade e na linguagem. “É preciso ter um cuidado com o tipo de comunicação que se quer passar, para não ser tão invasivo. É bom revisar o que foi escrito, verificar se o texto está coerente, ficar atento a erros de português e de digitação”, orienta.

Ainda segundo a coordenadora é recomendado estabelecer um padrão de escrita. “Sobre um modelo ideal, depende do que se comunicar. Se quero comunicar coisas específicas, então é bacana um padrão, um modelo de uma comunicação rotineira para um grupo específico. Um e-mail escrito de forma errada pode gerar interpretações errôneas. É preciso um olhar mais criterioso com a escrita quando vai redigir e-mails corporativos, principalmente”, alerta.

“Existem possibilidades para que se faça um e-mail no ambiente de trabalho mais adequado, por exemplo, começar o texto com “prezado”, “prezada”. Então, é uma forma de tratamento bem adequada a se utilizar ou então “prezado senhor”, seguida de vírgula. Na sequência, o texto começa com letra minúscula porque é uma continuação desse prezado (a)”, explica Ana Cláudia de Ataíde de Almeida Mota, professora da Unit.

A professora também orientou sobre como se despedir via e-mail. “No tocante ao encerramento do e-mail, se deve utilizar o “respeitosamente”, vírgula, ou “atenciosamente” para pessoas da mesma hierarquia ou hierarquia inferior. O “respeitosamente” utilizamos com autoridades, com superiores, como por exemplo, superintendentes. Outro ponto importante é que, de modo algum, se deve abreviar ou utilizar palavras informais e deve-se respeitar ao máximo o modelo formal da norma padrão da língua portuguesa, porque a escrita e a fala têm suas particularidades”.

 

Medium 29e18b47a2a2a5a6c021a2fb5c57a3e0