Como higienizar corretamente o celular e se proteger

26 de Junho de 2020, 06:39

O celular carrega uma grande quantidade de fungos e bactérias, inclusive o cornavírus, por conta do uso constante. Por esse motivo, a limpeza das mãos e do aparelho é fundamental e deve ser adotada por todos, seja no trabalho, na rua ou em casa. Mas vale alertar para o uso do produto certo. Muitas pessoas estão passando qualquer tipo de álcool no aparelho para a limpeza e isso pode prejudicar o equipamento.

Os produtos mais eficientes para higienização de celulares são álcool etanol com concentração 70% e álcool isopropílico com concentração 70%. O primeiro produto é recomendado pela Samsung para aparelhos com revestimento ou superfície em cerâmica, vidro e metal. Já a segunda opção é uma recomendação da Apple para seus aparelhos, conforme a empresa divulgou recentemente em seu site.

Evite usar produtos abrasivos, como cloro, água sanitária ou álcool em gel, tanto de farmácia quanto de limpeza geral, no produto. Quando em contato com os smartphones, o resultado do gel não é tão positivo em relação à durabilidade do aparelho. Isso porque as telas de celulares contam com um revestimento que ajuda no combate a manchas e impressões digitais, e os limpadores citados podem causar danos a elas. Produtos abrasivos também danificam o revestimento e a parte interna do celular, caso escorram para o interior da carcaça, resultando em danos irreversíveis.

Para higienizar o celular, antes de tudo, remova acessórios conectados e capas. Com relação às capas de silicone, elas podem ser lavadas com água morna e sabão ou higienizadas com um pano levemente umedecido com álcool. Outros tipos de revestimento, como tecido ou couro, devem seguir a recomendação do fabricante para higienização.

Para a limpeza do celular, passe o lenço umedecido com álcool liquido 70 em todo o corpo do aparelho, nas bordas e na tela – cuidado para não encharcar o pano com o produto. Espere secar e passe mais uma camada para garantir, uma vez que a primeira vai eliminar mais a sujeira visível, e espere novamente até que seque completamente. Com o aparelho desinfetado, coloque a capa novamente no dispositivo.

Medium 0ab73c5f4e611746c83908bb99f77a48