Como manter a esponja de lavar louça limpa

02 de Junho de 2020, 06:38

Você sabia que a esponja de lavar louça acumula 680 milhões de fungos e bactérias em apenas 15 dias de uso, o que pode causar desde diarreia e febre até problemas pulmonares? Engana-se quem pensa que é só a umidade o motivo da proliferação desses agentes.

Os resíduos dos alimentos é que “alimentam” essa proliferação. Louças mal lavadas, tábuas e colheres de madeira, cantos de pia são exemplos clássicos de locais que acumulam restos de alimentos e geram contaminação cruzada. E a esponja é o utensílio que mais causa este tipo de contaminação. Por isso, cuidar da higiene da pia e da esponja é essencial para garantir a saúde da casa. Confira quatro dicas para mantê-la higienizada:

 

Sempre seca

Após lavar a louça, enxágue bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. Torça bem e guarde em local seco, de forma que escorra os restos de água. Nunca a deixe sobre o sabão, em recipientes que não permitem o escoamento da água ou embaixo da pia. A dica é deixá-la secar completamente sobre o escorredor de louças.

Cuidado com sabão

Nunca utilize sabão líquido ou em pedra na esponja. A dica é utilizar exclusivamente detergente. Outros produtos não apresentam características antibactericidas e podem permitir a entrada de germes na bucha.

Uso por 10 dias

Independente da marca ou tecnologia, a vida útil da esponja doméstica é de no máximo 10 dias. Portanto, após este período ela deve ser descartada. Nunca reutilize a esponja, por exemplo, separando-a para a limpeza de um outro ambiente, como para a área de serviço ou banheiro.

Desinfetar diariamente

É indicado desinfetar as esponjas tradicionais uma vez ao dia. A primeira sugestão é lavar a esponja, embrulhar em um papel toalha, depois colocar em um pires e levar ao microondas por cerca de um a dois minutos. Outra opção é lavar a esponja e a deixar submersa em um recipiente com água fervendo por três minutos. E, por último, deixe a esponja por 10 minutos em um recipiente com solução de duas colheres de sopa de água sanitária com 1 litro de água.

Medium 0fe1ca83dc266b2b210cebbcd9c74666