Como mudar de curso ou instituição de ensino superior com segurança

22 de Abril de 2021, 06:43

Insatisfação com o curso escolhido na Universidade ou Faculdade? Ao contrário do que muitos podem pensar, é possível, sim, ajustar o rumo profissional sem ter que passar pelo estresse de um novo vestibular ou perder disciplinas que poderiam ser aproveitadas. Porém, você só vai descobrir se vale a pena mudar de curso quando refletir sobre o impacto dessa mudança na sua vida. Escolher e conseguir a vaga da primeira vez já pode não ter sido fácil. Então, a ideia da troca de graduação precisa ser analisada com cuidado.

Antes de tudo, pense sobre o que te fez chegar nesse pensamento. Você quer mesmo mudar de curso ou existem outras razões? A falta de motivação na faculdade é muito comum e nem sempre vai levar à desistência ou troca de graduação.

Por exemplo, ser reprovado em uma disciplina não significa que você escolheu a profissão errada. Talvez seja um sinal de que será preciso se dedicar mais a algumas áreas, ou seja, aquelas que você apresenta mais dificuldade. Mas se o seu incômodo é o custo elevado ou infraestrutura e corpo docente aquém do esperado, fique atento as suas possibilidades sobre outro curso que gostaria de fazer.

Se decidir por mudar de curso, procure saber quais as disciplinas que podem ser aproveitadas. A validação de disciplinas vai depender da semelhança entre a grade curricular do seu novo curso e o antigo. Aliás, a carga horária também deve ser observada. Por exemplo, se você faz Engenharia Mecânica e decide mudar para Engenharia Elétrica, provavelmente vai conseguir validar várias matérias. Afinal, os currículos das engenharias são bem parecidos nos dois primeiros anos.

Em caso de transferência interna ou externa, a dica é procurar o departamento de ensino do seu curso, onde é possível que você consiga mais informações para não perder os prazos. Fique atento, pois algumas faculdades abrem esse processo seletivo apenas uma vez por ano.

Ah! Uma coisa que nem todo mundo sabe é que é possível tentar transferência de uma faculdade particular para uma universidade federal. Não sendo obrigado ser de uma instituição privada para outra ou de uma pública para outra pública.

Medium fb92e2fe9479521405826f3f215e7ffb