Como reduzir o desconforto ao praticar exercícios com máscara

19 de Outubro de 2020, 06:40

Com o relaxamento da quarentena em Sergipe, muitas pessoas comemoraram poder voltar a fazer seus treinos ao ar livre ou em academias. Porém, a obrigatoriedade do uso de máscara para se proteger do coronavírus trouxe um complicador: a dificuldade de respirar deixa as atividades mais difíceis do que eram antes da pandemia.

O ideal é manter um ritmo leve a moderado em atividades aeróbicas como corrida, ciclismo e caminhada. Em exercícios predominantemente anaeróbicos (como musculação), uma boa opção para dosar a intensidade sem precisar diminuir tanto a carga é aumentar o tempo de descanso entre as séries dos exercícios. “O excesso de CO2 pode fazer mal à saúde, mas o ideal é não deixar de fazer atividade física. Se a máscara incomoda, é melhor buscar fazer o exercício ao ar livre e sem aglomeração”, orienta a fisioterapeuta Karine Teixeira.

Treinar sem máscara não é uma opção nesse momento, o recomendado para minimizar desconfortos é pegar leve nos treinos e reduzir a intensidade. “A disseminação do vírus pode ser evitada com o uso da máscara, tanto nas academias quanto em exercícios ao ar livre que são feitos em conjunto. O ideal é que todas as pessoas presentes usem a máscara para o efeito de proteção ser mais eficaz”, explica.

Não faltam opções de máscara para os praticantes de atividade física nesse momento e, obviamente, o melhor modelo é aquele que faz você se sentir mais confortável e fica bem ajustado ao rosto durante o exercício. E lembre-se, troque a máscara se ela estiver molhada. O acessório perde sua efetividade quando fica úmido, e nas atividades físicas acontecem tanto por causa do suor quanto da aceleração da frequência respiratória.

 

 

Medium cc7cc8aa159c53568db998a7c7baa600